quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Informe: Cooperativas e Associações Rurais e Indígenas Paraenses recebem capacitação para acesso à Rede Brasil Rural

Ferramenta de vendas eletrônicas (e-commerce), o portal “Rede Brasil Rural” busca dinamizar as vendas e melhorar a logística para aquisição dos insumos da agricultura familiar brasileira, promovendo a entrada do meio rural no comércio eletrônico.
O evento realizado hoje no Auditório do Banco da Amazônia (BASA), realizou a capacitação dos agricultores para acessarem e utilizarem as ferramentas do portal. Segundo um dos responsáveis pela capacitação, o funcionário da Delegacia do MDA/PA, Donato Alves, houve disponibilização de transporte aéreo e fluvial para os agricultores provenientes dás áreas mais distantes. Ainda segundo Donato, foram mais de 70 representantes de Cooperativas e Associações Rurais do Estado, que foram cadastrados e instruídos para a utilização do sistema.
O requisito para participar da Rede é a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O documento pode ser obtido junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), nas áreas de Assentamento, ou junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), nas demais aéreas rurais. A DAP atesta que o agricultor faz parte da Agricultura Familiar brasileira.

Esteve no evento, representando a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, a Delegada Adjunta Soraya Almeida que falou sobre os desafios do programa Rede Brasil Rural no Pará: “Para a agricultura familiar na região é um projeto audacioso, mas com grandes perspectivas, exige unidade de governo nas esferas, municipal, estadual e do governo Federal”. Ressaltou ainda os diferenciais da produção familiar Paraense “O Grande diferencial de uma rede como esta na Amazônia são as características particulares do produtos aqui cultivados, específicos dessa região e que levam também características culturais do povo do Pará. A forma como as Cooperativas e Associações estejam postas na rede, fará diferença no Brasil e no mundo. Esse é o Grande desafio da Sociedade Civil e do poder público no Pará”.

A farinha, o feijão, a castanha, o peixe e o açaí são os principais produtos consumidos no estado e que são produzidos por agricultores familiares e representam quase 70% de todo o alimento que chega à mesa do paraense”, explica o delegado federal do MDA no Pará, Paulo Cunha. “ao operarem o portal, agricultores terão maiores possibilidades de comercialização dos produtos também para fora do estado, bem como oportunidades de aquisição de insumos mais baratos e com maior diversidade. A Rede Brasil Rural é uma ferramenta inovadora e avançada que, além de possibilitar novos mecanismos de comercialização da produção da agricultura familiar, também vai contribuir para a inclusão digital no meio rural. Mais uma vez o MDA inova e contribui para o avanço da produção familiar e desenvolvimento do Estado” afirma o Delegado Federal Paulo Cunha.


Mais em:

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Informe: Parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) objetiva o Desenvolvimento Territorial e Inclusão Produtiva

Da esquerda para direita: Rigoberto Pontes, Representante da Agência de Desenvolvimento Agrário do Governo do Amazonas e Paulo Cunha, Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Pará.

O Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Pará, Paulo Cunha, participa hoje do “Seminário sobre Desenvolvimento Territorial e Inclusão Produtiva”, na sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Recife.
O Seminário promovido pelo BNDES e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA, reuni diversas entidades do Norte e Nordeste do País ligadas à atividade no campo e tem por objetivo estabelecer parcerias entre o MDA e o BNDES que incrementem as cadeias produtivas da agricultura familiar, difundindo estratégias de desenvolvimento territorial e inclusão produtiva por meio dos instrumentos de financiamento destes dois agentes, que são o Fundo Social do BNDES e o PROINF do MDA.
Segundo o Delegado Paulo Cunha, o evento permitirá conhecer as principais experiências práticas das entidades estaduais parceiras e a capacidade técnica e operacional disponível hoje a estes mesmos parceiros. Disse ainda que ao final do evento haverá formalização e pactuação de uma agenda de compromissos entre BNDES, MDA e os parceiros estaduais. Esta agenda de compromissos será de suma importância para as ações de superação da pobreza e desenvolvimento da Agricultura Familiar nestas regiões.

 Mais em:
http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9328788

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Notícia: Ampliada a Assistência Técnica para os assentados da reforma agrária através do Programa Brasil Sem Miséria


O Ministério do Desenvolvimento Agrário beneficia os Assentados da reforma agrária incluídos no Programa Brasil Sem Miséria com Assistência Técnica Social e Ambiental (ATES). Semelhante a Assistência dada aos Agricultores Familiares incluídos no programa, o MDA disponibiliza técnicos qualificados no diagnóstico e elaboração de condições para superação da Extrema Pobreza. Os agricultores assentados recebem também crédito e sementes de alta qualidade genética.
No ano de 2011 foram atendidas famílias assentadas dos estados do Piauí, Ceará, Bahia, Acre, Minas Gerais, Rondônia e Pará. A meta é atingir mais 12 mil famílias assentadas desses estados.

Foto: Divulgação MDA
Mais em:

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Notícia: Biofach na Alemanha apresenta o Suco de Bergamota montenegrina produzido na Região do Vale do Caí, Rio Grande do Sul


O suco cítrico sem adição de açucares, corantes, aromatizantes ou conservantes, com alto valor nutricional é produzido pela Cooperativa de Citricultores Ecológicos (Ecocitrus) do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, que reúne mais de 150 agricultores familiares. O produto possui certificação de produto orgânico e certificado “Fair Trade” que identifica a comercialização sustentável no aspecto ambiental e social.

A participação em Eventos como a Biofach com o apoio do Governo, permite as cooperativas expandirem sua produção e comercialização, ganhando o mercado internacional. O lucro médio de cada Agricultor cooperado é de 3 a 4 mil/ano por hectare. plantado.

Foto: divulgação MDA
Mais em:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Notícia: Parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura Municipal de Igarapé Miri e a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Pará pretende ampliar feira de produtos Orgânicos no município


No último dia 16, a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Estado do Pará (DFDA/PA) realizou reunião institucional junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura Municipal de Igarapé Miri para desenvolver políticas de Desenvolvimento Econômico e Social para aquele Município.
Firmou-se durante a reunião que a DFDA/PA passará a acompanhar a política de feiras da agricultura familiar e a reforma agrária realizada pela Secretaria e foi viabilizado o Selo de Identificação de Participação na Agricultura Familiar (SIPAF) para os empreendimentos realizados ali. O selo permite identificar os produtos que trazem inclusão econômica e social para os agricultores familiares, por serem produtos majoritariamente provenientes desse tipo de agricultura que gera emprego e renda no campo.
A Secretaria da Prefeitura Municipal daquele município também realiza uma vez por mês uma feira de Produtos Orgânicos em Centros Comunitários do Município. A ideia é que através da parceria a feira seja ampliada de forma a se tornar permanente no município, diz a Assistente Técnica Ádima Farias Monteiro da DFDA Pará.
As principais vantagens da feira de produtos orgânicos permanente é o incentivo à produção da agricultura familiar, facilitando a circulação destes produtos e o consumo de produtos mais saudáveis, livres de agroindustriais, agrotóxicos e outras técnicas de cultivo nocivas à população. Ganham o Agricultor familiar e a população com alimentos que trazem mais saúde e qualidade de vida.

Mais informações sobre o SIPAF em:

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Nos dias 15 à 18 de fevereiro acontece na Alemanha a maior feira de produtos sustentáveis, a Biofach Nuremberg. A feira irá contar com um espaço voltado para a moda sustentável, do qual o Brasil irá participar através do programa "Talentos do Brasil".



O Programa Talentos do Brasil nasceu de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o SEBRAE, com o apoio de outras entidades, e reune cerca de 2 mil artesãs da agricultura familiar, formando a Cooperativa Central Única das Artesãs (Cooperúnica). O resultado são produtos únicos que carregam diversidade cultural, saberes e conhecimentos tradicionais passados ao longo das gerações das comunidades das quais fazem parte as artesãs.



Destaque para matéria prima e artesãs paraenses

Palmácea originária da palmeira popularmente conhecida como Ubuçu, o tururi receberá atenção especial na feira internacional por ser um produto pouco conhecido, diferenciado e de sucesso garantido. Por meio de suas fibras são confeccionados chapéus, bolsas, sacolas, bonecas, presépios, além de bijuterias confeccionadas com o que sobra dos outros produtos citados, é o máximo de aproveitamento da matéria prima. Todo esse trabalho é resultado do esforço coletivo das artesãs da cooperativa Tururi de Muaná do Pará, responsáveis pelas confecções com o tururi e que já trabalham juntas há 15 anos e têm experiência em grandes eventos da moda como o São Paulo Fashion Week, o Rio de Janeiro Fashion Week e o Capital Fashion Week (Brasília), além degrandes feiras de moda da Europa, como o Salão Prêt-à-Porter, em Paris, na França, no ano de 2009.



Foto1: Divulgação www.estacaodasdocas.com.br


Foto2: Famílias e Artesãs do Tururi de Muaná - Divulgação www.mda.gov.br


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Notícia: Ação do Plano Brasil Sem Miséria - 1.138 agricultores familiares serão beneficiados com a primeira parcela do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.


O benefício no valor de 1 mil reais para compra de insumos e equipamentos é destinado para agricultores, extrativistas, pescadores, povos e comunidades tradicionais indígenas e remanescentes quilombolas em situação de extrema pobreza.
Além disso, as famílias receberão apoio técnico do Governo Federal e sementes da EMBRAPA. A iniciativa viabiliza a estruturação produtiva para consumo próprio e comercialização do excedente por estas famílias.
http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9296578
Foto: Eduardo Aigner/ASCOM MDA