Foto: Albino Oliveira |
O Brasil já definiu os assuntos que priorizará na 20ª edição da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), que ocorre em novembro, em Caracas, capital da Venezuela. Entre os encaminhamentos, estão: a construção de um cronograma de atividades para 2014, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), e a consolidação de uma proposta de desenvolvimento para atender especificamente os produtores familiares indígenas, de povos e comunidades tradicionais da América Latina.
A pauta foi elaborada na 39ª Seção Nacional Brasileira da Reaf, que ocorreu em Brasília (DF), de 23 a 25 de outubro.
Com a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o encontro reuniu representantes do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria-Geral da Presidência da República, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb), Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE), União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e CNS.
Realizada há dez anos, a Reaf concentra as discussões estratégicas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar do Mercosul, com vistas à promoção do comércio dos produtos oriundos da agricultura familiar da região. Por isso, os debates da conferência internacional são estruturados de acordo com os eixos que norteiam a reunião. Desse modo, o encontro aborda a equidade de gênero; o acesso à terra e a reforma agrária; as adaptações às mudanças climáticas; a gestão de riscos e a facilitação no comércio; e a juventude rural.
Neste ano, a Venezuela sediará, pela primeira vez, uma edição da Reaf. O país ocupa atualmente a presidência pró-tempore do Mercosul.
Via Portal MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Continue interagindo!