segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pará recebe primeiros mutirões da trabalhadora rural de 2014

Foto: David Alves
O estado do Pará recebe os primeiros mutirões de documentação da trabalhadora rural do ano. A programação iniciou neste sábado (18) e termina na próxima quinta-feira (30). Quatro municípios paraenses serão contemplados nesta ação: Nova Timboteua, que recebe mutirões de 18 a 20 de janeiro; Peixe-Boi, de 21 a 23; Quatipuru, 24 a 26; e Salinópolis, 27 a 30.

 A ação, do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pretende atender 150 mulheres durante os mutirões. Como as famílias das trabalhadoras rurais também pode emitir documentos no mutirão, a expectativa aumenta para 300 famílias atendidas durante os 12 dias. 

De acordo com a coordenadora do PNDTR, Layla Torres, para 2014 a expectativa é que o número de mutirões seja bem maior que no ano passado. Conforme Layla, há programação de mutirões no Pará até o final do ano. “Já temos programados mutirões em 84 municípios no estado do Pará este ano. Isso significa um grande aumento, já que em 2013 foram 50 municípios atendidos em 160 mutirões”, destaca. 

O mutirão vai emitir certidão de nascimento, carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e, também, documentos jurídicos como a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

 Ainda haverá atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, base de dados nacional usada para elaborar e implementar políticas específicas para famílias em risco de vulnerabilidade social. “Queremos fazer mais de 400 inscrições no CadÚnico, a expectativa é aumentar bastante”, ressalta a coordenadora. 

No estado
Desde o início do programa, em 2004, até o final de 2013 foram executados, no estado do Pará, 475 mutirões em 288 municípios. Foram atendidas 81.767 mulheres e emitidos 191.506 documentos. Próximos mutirões Em fevereiro, o Pará continua na agenda de mutirões. Paraíba, Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais também estão na lista de estados que receberão a ação do PNDTR durante o segundo mês de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!