quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pronatec é inaugurado em Augusto Correa


Foto: Divulgação Pronatec
A Casa da Fraternidade, do município de Augusto Correa , apresenta nestaquarta-feira,  13, às 18 horas, aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec),  coordenado pela Delegada Adjunta do Desenvolvimento Agrário do Pará, Rosa Corrêa.

Com o lema Expandir, interiorizar e democratizar, foi criado em 26 de outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Este ano, a principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), processo de aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho e para a elevação de escolaridade. Esta consiste no desenvolvimento de cursos de capacitação e qualificação.

Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem, como o Senac e o Senai.

O Programa Bolsa Formação garantirá aos beneficiários o direito a cursos gratuitos, de qualidade, à alimentação, a transporte e a todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários no mercado de trabalho.

Demanda de cursos Pronatec - Núcleo Augusto Corrêa 
Neste ano, por meio do Pronatec em conjunto com O Ministério do Desenvolvimento Agrário, o município recebe dois cursos de FIC (Formação Inicial e Continuada, cuja duração para capacitação em Preparador de pescado - 200h e para Pescador artesanal de meio ambiente marinho - 160h.

Público
Os cursos são destinados aos alunos do ensino médio da rede estadual de ensino e trabalhadores beneficiários do Seguro Desemprego, encaminhados pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE).Sendo que dez dias antes do início dos cursos, havendo vagas, o sistema de cadastro do Pronatec, denominado SISTEC, abrirá o sistema on line para inscrições de outros interessados, ou seja, a partir deste momento, qualquer pessoa poderá se inscrever.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!