terça-feira, 5 de junho de 2012

Parceria entre INSS, MDA e Prefeitura de Ipixuna leva desenvolvimento social para mais de 1600 famílias rurais no Pará


 
Nos dias 01 e 02 de junho, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através de sua Delegacia Federal no Pará (DFDA-PA), em Parceria com a Prefeitura de Ipixuna e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) realizou Encontro de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras do Território da Cidadania Nordeste Paraense no Município de Ipixuna.
Os profissionais do Serviço de Atendimento - SERAT do INSS, Bento Pimentel e Ana Santa Brígida, integrantes da Coordenação Estadual do Programa de Educação Previdenciária - PEP, ministraram palestra que abordava a Previdência Social para trabalhadores rurais.

A DFDA-PA por sua vez entregou 10 acervos, totalizando 4 mil livros do Programa Arca das Letras e capacitou 20 novos agentes de Leitura. As arcas onde serão disponibilizados os livros foram construídas pela Prefeitura de Ipixuna.
A Delegacia contou ainda com o reforço dos Assistentes Técnicos Leonardo Barros, Celina Santos e da Consultora Marianne Aguiar, vindos de Brasília especialmente para a programação.

O Sr. Bento Pimentel destacou que a parceria entre MDA/DFDA e o INSS “constitui um dos mecanismos mais eficazes de ação focadas para o desenvolvimento social das populações rurais do Estado do Pará”. E ainda que “por certo a estratégia e metodologia de trabalho potencializam o atendimento das demandas das Comunidades Rurais dos Municípios Paraenses”.

Durante a entrega das arcas e certificação dos novos agentes, houve ainda palestra proferida pelo Delegado Paulo Cunha onde foram expostas as ações, programas e políticas do MDA e Governo Federal para a Agricultura Familiar.
"A entrega de 10 Arcas das Letras em Ipixuna do Pará só foi possível graças a parceria da Prefeitura e envolvimento pesoal do Prefeito Evaldo Cunha que fez as Arcas para beneficiar as comunidades rurais, a atitude do Prefeito Evaldo Cunha é exemplo de parceria entre o Governo Federal e o Governo Municipal visando levar políticas públicas ao meio rural e esperamos que outros municípios possam seguir este exemplo exitoso", disse Paulo Cunha.
Mais de 100 pessoas participaram do encontro que beneficiará mais de 1600 famílias de agricultores. Confira abaixo as Comunidades que receberam as Arcas, acervos e capacitação de Agentes de leitura:
Comunidade de Canaã - Nº de Famílias 1000;
Comunidade - Gleba 21 / Agua Azul - N.º de Famílias 60;
Comunidade - Nanai - N.º de Famílias 54;
Comunidade - Santa Maria do Bacuri - N.º de Famílias 200;
Comunidade - Santo Antônio do Candiru- N.º de Famílias 30;
Comunidade - São Vicente - N.º de Famílias 60;
Comunidade - União Travessa 13 - N.º de Famílias 30;
Comunidade - União Gleba 10.
Comunidade - Candiruzinho - 100 famílias
Comunidade -  Bola Preta - 100 famílias



  Veja as fotos do evento!

Sr. Hugo Carlos, Chefe de gabinete do Prefeito de Ipixuna (a dir.) e Paulo Cunha da DFDA-PA (a esq.).

Leonardo Barros, Assistente Técnico da Arca das Letras.
10 Novas Arcas das Letras foram confeccionadas e doadas pela Prefeitura de Ipixuna.

Da esq. para dir., os Assistentes Técnicos Donato Filho, Leonardo Barros e Celina Santos, e o Delegado do Desenvolvimento Agrário Paulo Cunha.

Cada Arca contou com 400 livros diversos, como livros técnicos, didáticos, literatura infantil, educação de jovens e adultos, dicionários, questões ambientais, gibitecas, dentre outros.

Marianne Aguiar, consultora do Programa Arca das Letras.

Paulo Cunha, Delegado Federal, ministrando palestra sobre as ações e políticas da DFDA-PA.

Sr. Bento Pimentel e D. Ana Santa Brígida, coordenadores do Programa de Educação Previdenciária - PEP - do INSS, no Pará.

Mais de 100 agricultoras e agricultores do Territorio da Cidadania do Nordeste Paraense estiveram presentes no encontro.

Celina Santos (MDA/DF) entregando certificado da nova agente de Leitura de Ulianópolis.

Leonardo Barros (MDA - Brasília) diplomando uma das novas agentes de Leitura.

Donato Filho, Assistente Técnico DFDA-PA e as Agentes de Leitura (da esq. para dir.) Leyla, Cláudia e Keyla, do município de Viseu, comunidade Nazaré.

Diplomação feita pela consultora Marianne Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!