quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Técnico em agroecologia multiplica conhecimento em seu município

O técnico em agroecologia Israel Matias, 25 anos, vive em Crateús, no Ceará. Filho e neto de agricultores familiares, o jovem estudou na primeira turma da Escola Família Agrícola Dom Fragoso, fundada em 2002, para a convivência com o Semiárido. A instituição tornou-se realidade graças ao esforço conjunto de sindicatos de trabalhadores rurais, assentados da reforma agrária, Cáritas do Brasil e agricultores familiares. 
“O curso teve duração de três anos e correspondeu às últimas séries do ensino fundamental. Na época eu cursava a 7ª série e tive que perder dois anos para fazer parte da turma”, lembra Israel. E valeu a pena. Depois de formado, em 2006, ingressou na Escola Agrotécnica de Juazeiro, na Bahia. Três anos depois estava de volta a Crateús para estimular a produção agroecológica e ajudar os agricultores a escoar a produção, promovendo feiras e ajudando a formar associações.
Atualmente Israel leciona na Escola Família Agrícola Dom Fragoso, além de coordenar projetos de manejo do solo, de convivência com o Semiárido e de acompanhar unidades produtivas das famílias dos alunos. “No sistema de agrossilvopastoril, por exemplo, integramos agricultura, preservação do solo e produção de pasto para os animais”, explica o técnico.
Engajamento social em família
A avó de Israel, Maria de Jesus Soares Neves, 67 anos, presidiu um dos primeiros sindicatos de trabalhadores rurais de Crateús, em 1994. Nesta época já disseminava ideias agroecológicas de manejo responsável do solo e da água, bem como sobre a criação de animais.  “Ela sempre transferiu muito conhecimento para todos da região e, desde 1995, na nossa propriedade, só tem cultura orgânica”, conta Israel.
A família vive da venda e beneficiamento do caju, principal cultura da propriedade.  “A minha avó domina o beneficiamento da fruta e produzimos cajuína, mel, licor, polpa, entre outros produtos”, enumera Israel. O acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf) Semiárido ajuda a impulsionar o desenvolvimento da propriedade familiar. Hortaliças produzidas em sistema de mandalas, frutas e a criação de ovelhas e de porcos complementam a renda familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!