quinta-feira, 19 de julho de 2012

Oficina definirá rumos do Pronatec Campo



Para definir a metodologia do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo (Pronatec Campo), movimentos sociais, reitores de institutos federais e a Secretaria Nacional de Juventude se reunirão nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20, em Brasília. Elas participarão da oficina Construção da Metodologia de Pactuação da Bolsa-Formação Pronatec Campo. A iniciativa é do Ministério da Educação, com participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O acordo entre os dois ministérios prevê a oferta gratuita de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional, por meio da Bolsa-Formação Trabalhador, e educação profissional técnica de nível médio, por meio da Bolsa-Formação Estudante. Estão previstas 30 mil vagas para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária.
Daremos uma atenção especial aos jovens agricultores familiares”, afirma a assessora especial para a juventude do MDA, Ana Carolina Silva. Ela explica que essa oficina será uma oportunidade dos ofertantes dos cursos e dos beneficiários pensarem juntos nas metodologias de ensino. “Será uma pactuação entre os institutos federais e o povo do campo para elevarem a educação nesse setor.”
Durante os dois dias de evento, os presentes participarão de palestras, atividades em grupo e um passo a passo de como operacionalizar a Bolsa-Formação Pronatec Campo. “Essa oficina é de extrema importância, pois será a partir dela que pensaremos nas estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar por meio dos cursos ofertados”, assegura Ana Carolina.
Pronatec
O Pronatec é uma das linhas de ação adotadas pelo Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação. O objetivo é elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
A proposta pedagógica dos cursos para o campo, bem como o processo de monitoramento, conformam estratégias de integração da formação com as políticas públicas de inclusão social e produtiva: Assistência Técnica e Extensão Rural; Fomento Produtivo (Pronaf); Programa de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável; PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Crédito Fundiário; Luz para Todos; Minha Casa Minha Vida; acesso à água etc.”, finaliza a assessora.
Serviço
Data: 19 e 20 de julho
Horário: 8h30 às 18h
Local: Instituto Federal de Brasília – L2 Norte Quadra 610 - Brasília/DF
É preciso confirmar a presença pelo e-mail
francisca.costa@mec.gov.br ou pelo telefone (61) 2022-8620.
Programação da oficina Construção da Metodologia de Pactuação da Bolsa-Formação Pronatec Campo
19/07: Quinta-feira
8h30: Credenciamento
9h: Auditório/ Abertura da oficina
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec/MEC
Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT/MDA
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi/MEC
Movimentos sociais
10h30: Auditório:
Comunicações
O Pronacampo – Viviane Faria - Secadi/MEC
O Pronatec – Nilva Schroeder - Setec/MEC
O Plano Safra – Ana Carolina Silva - SAF/MDA e Conec
As Redes Ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica e os Desafios para a Educação do Campo
Almerico Biondi Lima – Suprof/BA
Gilson Dourado da Silva - Conif
Gerson Azeredo – Condetuf
12h: Almoço
14h: Auditório: Apresentação do passo a passo para operacionalização da Bolsa-Formação Pronatec Campo.
15h15: Coffee break
15h30min: Atividade em Grupos de Trabalho
18h: Encerramento das atividades
20/07: Sexta-feira
8h30: Atividade em Grupos de Trabalho
10h45: Auditório: Plenária
12h30: Almoço
14h: Auditório: Continuação das atividades na plenária.
18h: Encerramento das atividades
FONTE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!