terça-feira, 29 de outubro de 2013

Etiópia aprende sobre agricultura familiar brasileira

Missão internacional do país esteve no Ministério do Desenvolvimento Agrário para conhecer sobre as políticas de desenvolvimento

Representantes de uma missão internacional da Etiópia e do Programa Mundial de Alimentação (PMA), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) estão no Brasil para conhecer as políticas de desenvolvimento da agricultura familiar. Nesta terça-feira (8), o grupo esteve reunido com o ministro interino do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, que falou das ações e políticas do ministério.
Laudemir explicou a trajetória do ministério, suas atribuições e políticas e ressaltou o momento atual. “Usamos uma estratégia que o governo já tem e que já contempla, por exemplo, a alimentação escolar e a aquisição de alimentos. Com isso, estimulamos a agricultura familiar. Assim, somos mais do que uma opção de comercialização e mercado para os agricultores e assentados da reforma agrária. Oferecemos, também, um grande aprendizado de organização econômica e associativismo para os agricultores”, explicou.
O ministro interino ressaltou ainda a parceria do ministério com outros países. “Trabalhamos de forma parceira, em cooperação, por exemplo, com a África, no sentido de desenvolver políticas públicas e tecnologias especialmente para o desenvolvimento da agricultura familiar”, destacou.

Comitiva
Participaram do encontro o especialista em Políticas Públicas do MDA, Leonardo Batista, e o coordenador das políticas de comercialização de produtos da agricultura familiar do MDA, Pedro Bavaresco.
Compõem a comitiva internacional o ministro da Agricultura, Mitiku Kassa; ministro da Finança e Desenvolvimento Econômico, Ahmed Shide; o responsável pelo Departamento de Cooperação Multilateral do Ministério da Finança e Desenvolvimento Econômico, Admassu Nebebe; o ministro da Educação, Fuad Ibrahim; o ministro do Trabalho e Desenvolvimento Social, Abdulfetah Abdulahi; e o diretor sênior de parceria público-privada, a Agência de Transformação Agrícola (ATA), Yohannes Tilahun.

Fonte:Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!