quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Informe: Cooperativas e Associações Rurais e Indígenas Paraenses recebem capacitação para acesso à Rede Brasil Rural

Ferramenta de vendas eletrônicas (e-commerce), o portal “Rede Brasil Rural” busca dinamizar as vendas e melhorar a logística para aquisição dos insumos da agricultura familiar brasileira, promovendo a entrada do meio rural no comércio eletrônico.
O evento realizado hoje no Auditório do Banco da Amazônia (BASA), realizou a capacitação dos agricultores para acessarem e utilizarem as ferramentas do portal. Segundo um dos responsáveis pela capacitação, o funcionário da Delegacia do MDA/PA, Donato Alves, houve disponibilização de transporte aéreo e fluvial para os agricultores provenientes dás áreas mais distantes. Ainda segundo Donato, foram mais de 70 representantes de Cooperativas e Associações Rurais do Estado, que foram cadastrados e instruídos para a utilização do sistema.
O requisito para participar da Rede é a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O documento pode ser obtido junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), nas áreas de Assentamento, ou junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), nas demais aéreas rurais. A DAP atesta que o agricultor faz parte da Agricultura Familiar brasileira.

Esteve no evento, representando a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, a Delegada Adjunta Soraya Almeida que falou sobre os desafios do programa Rede Brasil Rural no Pará: “Para a agricultura familiar na região é um projeto audacioso, mas com grandes perspectivas, exige unidade de governo nas esferas, municipal, estadual e do governo Federal”. Ressaltou ainda os diferenciais da produção familiar Paraense “O Grande diferencial de uma rede como esta na Amazônia são as características particulares do produtos aqui cultivados, específicos dessa região e que levam também características culturais do povo do Pará. A forma como as Cooperativas e Associações estejam postas na rede, fará diferença no Brasil e no mundo. Esse é o Grande desafio da Sociedade Civil e do poder público no Pará”.

A farinha, o feijão, a castanha, o peixe e o açaí são os principais produtos consumidos no estado e que são produzidos por agricultores familiares e representam quase 70% de todo o alimento que chega à mesa do paraense”, explica o delegado federal do MDA no Pará, Paulo Cunha. “ao operarem o portal, agricultores terão maiores possibilidades de comercialização dos produtos também para fora do estado, bem como oportunidades de aquisição de insumos mais baratos e com maior diversidade. A Rede Brasil Rural é uma ferramenta inovadora e avançada que, além de possibilitar novos mecanismos de comercialização da produção da agricultura familiar, também vai contribuir para a inclusão digital no meio rural. Mais uma vez o MDA inova e contribui para o avanço da produção familiar e desenvolvimento do Estado” afirma o Delegado Federal Paulo Cunha.


Mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!