quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Nos dias 15 à 18 de fevereiro acontece na Alemanha a maior feira de produtos sustentáveis, a Biofach Nuremberg. A feira irá contar com um espaço voltado para a moda sustentável, do qual o Brasil irá participar através do programa "Talentos do Brasil".



O Programa Talentos do Brasil nasceu de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o SEBRAE, com o apoio de outras entidades, e reune cerca de 2 mil artesãs da agricultura familiar, formando a Cooperativa Central Única das Artesãs (Cooperúnica). O resultado são produtos únicos que carregam diversidade cultural, saberes e conhecimentos tradicionais passados ao longo das gerações das comunidades das quais fazem parte as artesãs.



Destaque para matéria prima e artesãs paraenses

Palmácea originária da palmeira popularmente conhecida como Ubuçu, o tururi receberá atenção especial na feira internacional por ser um produto pouco conhecido, diferenciado e de sucesso garantido. Por meio de suas fibras são confeccionados chapéus, bolsas, sacolas, bonecas, presépios, além de bijuterias confeccionadas com o que sobra dos outros produtos citados, é o máximo de aproveitamento da matéria prima. Todo esse trabalho é resultado do esforço coletivo das artesãs da cooperativa Tururi de Muaná do Pará, responsáveis pelas confecções com o tururi e que já trabalham juntas há 15 anos e têm experiência em grandes eventos da moda como o São Paulo Fashion Week, o Rio de Janeiro Fashion Week e o Capital Fashion Week (Brasília), além degrandes feiras de moda da Europa, como o Salão Prêt-à-Porter, em Paris, na França, no ano de 2009.



Foto1: Divulgação www.estacaodasdocas.com.br


Foto2: Famílias e Artesãs do Tururi de Muaná - Divulgação www.mda.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!