terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pepe Vargas e vice-presidente do Zimbábue debatem cooperação entre países

Foto: Albino Oliveira/MDA


A cooperação entre Brasil e Zimbábue para fortalecer a agricultura familiar dos países foi assunto de reunião entre o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e a vice-presidente do país africano, Joice Mujuru,  nessa segunda-feira (18), no Itamaraty, em Brasília. O programa Mais Alimentos Internacional, o apoio à cadeia produtiva do leite, a assistência técnica aos produtores e as iniciativas para melhorar a gestão dos estabelecimentos familiares e o enfrentamento à seca estiveram entre os temas abordados.

O ministro Pepe Vargas reforçou que a cooperação entre os países vai além do envio de máquinas pelo Brasil ao Zimbábue por meio do Mais Alimentos. “Queremos prestar assistência técnica, aliada à gestão que possibilite o aumento da produtividade e a renda das famílias, com ganho tecnológico e acompanhamento mais eficiente”, afirmou. Pepe citou o programa Mais Gestão, do MDA, que presta assistência técnica a cooperativas e associações para que capacitem a acessar os mercados.

Ainda sobre o Mais Alimentos Internacional, o ministro reiterou que a modalidade Supplier's Credit pode ser utilizada pelo país africano para agilizar o envio das máquinas.  A carta de crédito é a modalidade de pagamento mais difundida no comércio internacional, pois oferece maiores garantias, tanto para o exportador como para o importador.

A vice-presidente do Zimbábue, Joice Mujuru, destacou que o país busca o acesso à mecanização para aumentar a produtividade da agricultura familiar do país. Joice afirmou que entre as estratégias para o desenvolvimento do país está a capacitação dos agricultores familiares e suas organizações.  A vice-presidente também manifestou interesse em conhecer as ações do governo brasileiro no combate aos efeitos da seca, já que o Zimbábue também sofre com períodos de estiagem que prejudicam a produção agropecuária.

Pepe citou algumas das ações e programas para amenizar esses efeitos como a construção de cisternas e barragens e o Garantia-Safra, que é a modalidade de seguro simplificada concedida para agricultores de municípios que sofreram perdas de produtividade e, consequentemente, de renda. 

Fonte: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=11820395

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!