quarta-feira, 17 de julho de 2013

Bragança recebe 50 bibliotecas rurais do programa Arca das Letras

Foto: Marcio Borges
O município paraense de Bragança recebeu, nesta terça-feira (16), 50 bibliotecas rurais do programa Arca das Letras, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A iniciativa do Governo Federal promove acesso ao livro e à informação nas comunidades rurais de todo o País. A solenidade de doação ocorreu no campus do Instituto Federal do Pará no município. Antes do evento, foi realizado o cadastramento e a capacitação de cerca de 120 agentes de leituras – técnicos voluntários responsáveis por cuidar das bibliotecas, da circulação dos livros e por realizar atividades de incentivo à leitura no campo.

Cerca de 150 pessoas entre agentes de leituras, estudantes, entidades e personalidades locais participaram da palestra de apresentação dos programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, proferida pelo Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário Paulo Cunha. Ele apresentou números, programas e políticas públicas desenvolvidas pelo MDA, como o PRONATEC Campo, e também informou aos presentes a respeito dos preparativos para a Conferência Territorial do Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá em Bragança, objetivando discutir e inserir a região na pauta nacional, convocando a população em geral, principalmente os jovens a participarem desse importante momento de debates, discussões e demandas do PAC 2 e da Agricultura familiar e seu papel na produção dos alimentos na mesa dos brasileiros e seus recursos destinados a esse importante meio regional.

"O compromisso do governo federal para com a agricultura familiar e do próprio desenvolvimento regional e solidário é fazer o enfrentamento e incentivar o Brasil que cresce, colocando o Pará como um importante protagonista do desenvolvimento sustentável desse país", pontuou o Delegado Paulo Cunha.

Uma grande festa. A maior entrega da Arca das Letras no Pará, situou a comunidade bragantina entre a segunda maior comunidade rural a receber a iniciativa, que em 4 anos receberá o número de 400 Arca das Letras, mostrando vigor e potencialidades para o projeto expandir-se cada vez mais.

Foto: Marcio Borges
"A comunidade bragantina tem o que comemorar. Nunca em toda a história do programa um município recebeu tanta Arca em apenas um evento. Foram 50 só para Bragança e mais de 20 mil livros entregues. Nos emociona saber que governantes desejam cuidar da educação das pessoas. Eu só entendi a necessidade desde governo quando conheci a cidade e vi o quanto ela é hospitaleira e bonita. São pessoas educadas que precisam de mais conhecimento. É disso que o Arca das Letras trata: fazer com que o cidadão viaje em uma boa leitura e continue sonhando, afinal é só assim que se mantem a esperança da mudança", comemorou Maria Dione, coordenadora nacional do programa Arca das Letras.


ASCOM - DFPA/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!