segunda-feira, 22 de julho de 2013

Núcleo de Estudos Agrários debate sobre sustentabilidade em Congresso, em Belém


Diante do cenário atual, existe uma demanda cada vez maior de se discutir o uso dos recursos do campo de forma sustentável, com superação das desigualdades sociais e com desenvolvimento rural. Para fortalecer o debate e promover o conhecimento, a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) promove, entre os dias 21 e 24 de julho, em Belém (PA), a 51ª edição de seu Congresso Anual. Neste ano o evento traz como tema central as Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade.
O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estará presente no Congresso com um espaço institucional para exposição das produções já realizadas e lançamento da publicação recente Análise Territorial e políticas para o desenvolvimento agrário.
O livro analisa os fatores que limitam o desenvolvimento rural sustentável e a superação da pobreza, e faz uma análise do território brasileiro com base em variáveis como desempenho econômico da produção agropecuária, a aptidão agrícola, o interesse para a conservação ambiental e a renda da população. A obra, que integra a coleção Nead Estudos, foi produzida por meio de parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O trabalho foi elaborado pelos pesquisadores Gerd Sparovek, Flávio Luiz Mazzaro de Freitas, Rodrigo Fernando Maule e Sergio Paganini Martins.
O lançamento será realizado na segunda-feira (22), às 16h, no estande do Nead.


Prêmios de estímulo à produção do conhecimento
Em conjunto com a organização da Sober, o Nead também vai entregar duas premiações durante o evento: o Prêmio Nead/ Sober, que é concedido à melhor dissertação de mestrado em sociologia rural; e o Prêmio Ruy Miller Paiva, reconhecendo o melhor artigo publicado na revista da Sober no último ano acadêmico.
A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá na terça-feira (23), às 18h30, com a presença do assessor do Nead, Guilherme Abrahão. O objetivo da iniciativa é reconhecer e incentivar a produção de trabalhos de alto nível científico junto aos Centros de Pesquisa e Pós-Graduação do país e instituições de ensino superior que se dedicam aos temas relacionados à economia, sociologia e administração rural.
A programação da Sober contará, ainda, com uma aula magna, com grupos de pesquisa, sessão de apresentação de pôster, além de nove painéis sobre temas como Territorialidade e acesso aos recursos pelos povos e comunidades tradicionais na Amazônia; Extensão rural, conjuntura econômica e sustentabilidade; Desenvolvimento social e econômico da agropecuária; Financiamento da agricultura brasileira; e Desenvolvimento rural no Nordeste.
A programação completa do 51º Congresso da SOBER pode ser acessada na página do evento
A publicação Análise Territorial e Políticas para o Desenvolvimento Agrário está disponível para download gratuito no Portal NEAD.

Serviço:
51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural 
Data: 22 a 24 de julho de 2013 (segunda a quarta-feira) 
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Guamá, Rua Augusto Corrêa, Belém (PA)
Fonte: Portal MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!