segunda-feira, 22 de julho de 2013

Reunião estadual discute planejamento territorial do Pará

Foto: Myrian Conor
 O planejamento territorial do Pará foi discutido em reunião estadual será realizada nos últimos dias 18 e 19, em Belém, sob a coordenação da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário. A abertura ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) , com a participação dos integrantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDERS).
Após um período sem a realização da reunião de planejamento estadual para discutir o processo gestionário social dos territórios do Estado, bem como tratar de dar as boas vindas aos novos territórios homologados e continuar o trabalho com os colegiados e tem como o objetivo de fortalecer a política territorial no Pará, será feito um levantamento do que já vem sendo realizado nos territórios paraenses e posteriormente traçado um diagnóstico com base nas diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Como coordenadora das ações de incremento da economia rural, a Sagri incentiva a execução dos arranjos produtivos locais (APL), de acordo com a vocação econômica de cada um dos oito territórios existentes atualmente. Outros quatro estão em processo de homologação no MDA, em Brasília.
O encontro foi pensado a fim de socializar a nova configuração do territorio da cidadania, entender o plano safra, as inclusões produtivas, a finalização com o produto do planejamento territorial, contribuindo para a formulação de um planejamento estadual para os territórios do Pará.

Estiveram presentes os representantes os assistentes territoriais dos colegiados de territórios homologados até 2008, que representam o Nordeste, sudeste, sul alto xingu, baixo amazonas, baixo tocantins, Marajó. Os novos homologados; salgado e nordeste 1, além dos pré-territórios: metropolitanos, Tucuruí, ainda não representados: transamazõnica, sul alto xingu e br 163.

“Após um ano e meio sem um planejamento, sem mobilização, a retomada está sendo em boa hora, e agora os colegiados voltam para suas casas com a revitalização da animação da gestão com vontade de fazer mudanças e contribuir para o processo de desenvolvimento sustentável, com foco na territorialidade”, comentou José Wilson Alves, articulador Estadual – SDT/PA.

Lançado em 2008 dos maiores programas de desenvolvimento do país, o Territórios da Cidadania converte-se numa lógica do desenvolvimento rural, dialogando entre o campo e a cidade.
Como programa e estratégia de desenvolvimento, possui um comitê de articulação nacional, é dirigido pelo MDA e pelo Ministerio do Planejamento.

Combinando o governo do estado, dialogam e compartilham o procesos de gestão no estado do Pará. Cada território tem seu colegiado de territorialidade, e atualmente são 73 ações em todo país.

Se aproprie da informação, conheça mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!