terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mulheres paraenses recebem mutirão de documentação

Ascom/MDA

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), passará pelo município de Tailândia (PA) entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro. Serão três assentamentos que receberão cerca de 1.500 mulheres do campo, durante os seis dias da ação.
Entre os documentos a serem emitidos estão a identidade e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) fará o atendimento previdenciário às mulheres e seus familiares. “Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Com a documentação, as mulheres podem acessar diferentes políticas públicas, como os direitos à cidadania, aposentadoria e auxílio maternidade, e, também, as políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural”, explica a diretora de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR/MDA), Karla Hora.
Os assentamentos a serem contemplados com o mutirão serão os de Calmaria II (30/10), Olho D’Água (31/10 e 1º/11) e Borba Gato (2 a 4/11), todos do município de Tailândia. “O mutirão é importante pela dificuldade que temos de emitir documentos para o pessoal que vive na zona rural”, afirma o delegado federal do MDA no Pará, Paulo Cunha. “Os mutirões resolvem muito quando vão às comunidades, pois as mulheres tiram a documentação e, ao mesmo tempo, podem acessar as políticas públicas”, finaliza.
Esta é a terceira vez que o município paraense de Tailândia recebe o mutirão (a primeira vez foi em 2006 e depois em 2009). Ao todo, desde 2004, já foram realizados 230 mutirões no estado, com 239 municípios contemplados. Mais de 53,6 mil mulheres foram atendidas pelo PNDTR no Pará e 139.828 documentos foram emitidos.

Serviço
Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural em Tailândia (PA)
Local: Assentamento Calmaria II
Data: 30 de outubro
Hora: a partir das 8h
Local: Assentamento Olho D’água
Data: 31 de outubro e 1º de novembro
Hora: a partir das 8h
Local: Assentamento Borba Gato
Data: 2 a 4 de novembro
Hora: a partir das 8h 

Fonte: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=10649821

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!