sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Entidades de Ater comemoram avanços no setor em 2012, durante encontro nacional

Foto: Ascom/Asbraer


Dirigentes das entidades oficiais de Ater de 23 unidades da Federação debatem, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), na capital mineira, Belo Horizonte, a criação da entidade nacional de Ater e outros temas de interesse para entidades e profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
O Encontro Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural foi aberto pelo presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé de Brito e teve a participação do secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, e do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater/SAF), Argileu Martins.
Valter Bianchini apresentou o trabalho do Dater do MDA e realçou como o ministério vem contribuindo para as discussões de uma nova instituição que coordene os serviços de assistência técnica e extensão rural no País. "Para o próximo ano, o desafio maior do governo federal é avançar na institucionalização do sistema de Ater, em parceria com os estados e as entidades não governamentais, no sentido de chegar a todo o contingente de agricultores familiares brasileiros", afirmou o secretário do MDA.
"O encontro demonstra o amadurecimento e a evolução da Ater no Brasil, que possui uma Lei de Ater, teve sua conferência nacional (1ª Conferência Nacional de Ater, realizada pelo MDA em 2012) e debate a criação de uma entidade nacional. Os números revelam o crescimento dos serviços - de R$ 42 milhões, em 2003 (MDA e Incra), e de R$ 626 milhões, em 2010", avaliou o diretor do DATER, Argileu Martins da Silva. "A Asbraer é uma parceira do MDA na construção de uma Ater que atinja a diversidade do público e amplie sua abrangência no país", assinalou.
Para o presidente da Asbraer, Júlio Zoé de Brito, 2012 foi um ano especial para a assistência técnica e extensão rural brasileira, pois o esforço empreendido para a criação de uma entidade nacional de Ater ganhou o apoio da presidência da República. No lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, Dilma Rousseff anunciou a decisão de instituir um órgão nacional de Ater.
“Estamos saindo dos muros das lamentações para sonhar com uma extensão rural melhor”, adiantou o presidente da Asbraer, na abertura do encontro. Sobre a importância dos técnicos e extensionistas, ele ressaltou que os agricultores que têm Ater ganham três ou quatro vezes mais do que aqueles que não contam com esse serviço.
A secretária de Planejamento de Minas Gerais, Renata Vilhena, representando o Governo do Estado no encontro, ressaltou o desempenho da Emater mineira, que, este ano, pela terceira vez, foi agraciada com o prêmio Globo Rural como a melhor empresa agropecuária do Brasil. Hoje, a Emater/MG é uma das referências nacionais pelo trabalho de fortalecimento da agricultura familiar e pelo desenvolvimento de programas, como a cadeia do leite, da carne e do café.

Fonte: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=10906084

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!