terça-feira, 27 de agosto de 2013

Agricultura familiar aposta em melhoramento genético de animais

Foto: Albino Oliveira/MDA

O produtor Itamar Tang, 43 anos, é agricultor familiar e proprietário de uma granja de gado leiteiro no município de Farroupilha (RS). Ganhador do concurso leiteiro da Expointer por dois anos consecutivos, este ano ele busca o tricampeonato. Desde 1994 trabalhando com melhoramento genético e aperfeiçoamento na criação de gado holandês, hoje a Granja Tang é referência nacional. 
 
A presença em exposições deste porte é importante, na opinião do produtor, pois leva ao público conhecimento sobre a genética dos animais e mostra que a agricultura familiar também tem condições de competir com os grandes produtores. “Além disso, nós realmente vivemos do leite. Esse talvez seja o principal motivo. Temos que ter numa exposição de gado leiteiro pessoas que conhecem bem essa realidade”, pontua. 

Atualmente o agricultor tem 92 fêmeas que produzem 36 litros de leite por vaca diariamente, totalizando cerca de dois mil litros/dia. Toda produção é comprada pela Cooperativa Santa Clara para fazer queijos finos e maturados. “Os programas governamentais de apoio à agricultura familiar, aliados ao cooperativismo, para mim, é o que mantém a agricultura familiar.” 

Os programas governamentais, Itamar conhece bem, principalmente os que asseguram crédito. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é um importante aliado no custeio agrícola e na inovação tecnológica da propriedade. Um exemplo é a aquisição de uma máquina ordenhadeira de melhor desempenho para diminuir o tempo gasto com a ordenha das matrizes. “Este dinheiro é muito bem vindo para agricultura familiar na melhoria da qualidade do leite. Com isso podemos concorrer em nível de igualdade com os grandes proprietários de terra”, ressalta. 

Agregação de valor
Também presente no pavilhão de exposição de gado leiteiro na Expointer, está a Granja Cichelero. A presença no evento, segundo o proprietário Daniel Cichelero, 35 anos, visa estabelecer um contato mais próximo com o consumidor e agregar valor à marca e à genética animal com que trabalha. Além disso, a granja marca presença na Feira da Agricultura Familiar, onde ocupa um dos 184 estandes que expõem o trabalho de mais de nove mil famílias gaúchas. 

Hoje, Daniel tem 110 animais na propriedade de 33 hectares, no município de Carlos Barbosa (RS). A lactação média de cada vaca é de 41 litros de leite por dia. A produção é beneficiada e transformada em queijos de tipos e sabores variados. Utilizando cerca de 10 litros de leite para a produção de um quilo de queijo, a agroindústria tem capacidade de beneficiar aproximadamente 400 kg de queijo diariamente. 

O beneficiamento do leite resultou em aumento de renda, mas para dar o primeiro passo, ele precisou do auxílio do Governo Federal, que veio via Pronaf. O crédito foi usado para a construção do prédio da agroindústria e, ainda hoje, ajuda no custeio e na modernização da produção de leite. “É bem interessante porque nos dá a oportunidade de comprar equipamentos que talvez sozinhos não tivéssemos condições de adquirir imediatamente. Você consegue antecipar o acesso a tecnologias, nos tornando mais competitivos”, explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!