sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Arca das Letras garante acesso a livros em comunidades rurais de 75% dos municípios do PA

Foto: Ascom/MDA
O acesso aos livros para comunidades do meio rural paraense vai atingir 75% dos municípios do estado com a entrega de onze novas bibliotecas rurais Arca das Letras pelo Governo Federal. Seis móveis-arca serão entregues neste fim de semana, 24 e 25 de agosto, para comunidades ribeirinhas de Portel. Outras cinco serão doadas, nos dias 29 e 31 (quinta e sexta-feira), para comunidades dos municípios de Bujaru, Concordia do Pará e Tomé Açu.
O delegado federal do MDA no estado, Paulo Cunha, aponta que com essas entregas, 104 dos 144 municípios do Pará passam a contar com, pelo menos, uma biblioteca rural do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Nós pretendemos, até 2014, colocar uma arca das letras em cada comunidade rural do estado”, revela. 

Em Portel, as arcas chegam com mais de 200 livros, cada uma, para incentivar a leitura de cerca de 760 famílias que residem nas proximidades dos rios da Ilha do Marajó. Em Bujaru, serão beneficiadas 500 famílias de agricultores familiares que trabalham na extração do óleo de palma pela Biopalma - que forneceu os móveis-arca para as comunidades. 

Conforme explica Paulo, as comunidades contempladas têm dificuldade de acesso aos serviços públicos devido às distâncias dos grandes centros. “Nós vamos levar cerca de 15 horas de Belém a Portel. E ainda é preciso ir de barco para as comunidades rurais. É importante levarmos o Arca das Letras porque é uma política pública que promove cidadania para essas comunidades mais carentes”, afirma. 

O coordenador do Programa Arca das Letras no estado, Donato Alves da Cunha Filho, explica que durante a solenidade de entrega haverá, ainda, a capacitação de agentes de leitura. “Nós queremos capacitar dois agentes para cada arca, mas às vezes conseguimos mais. Eles são importantes para manter o bom funcionamento das bibliotecas”, destaca. 

Arca das Letras no Pará
Atualmente, 93 municípios do estado possuem bibliotecas do Programa Arca das Letras. São 453 arcas garantindo acesso aos livros para famílias que vivem no meio rural no estado. Os mais de 90 mil livros são administrados por 851 agentes de leitura que são responsáveis por disseminar o hábito da leitura em suas comunidades. 

Serviço
Solenidade de entrega de bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras
Data: 24 e 25 de agosto (Sábado e Domingo)
Horário: 10h
Local: Auditório da Escola Municipal Doutor Abel Nunes de Figueiredo – Portel (PA).
Data: 29 e 31 de agosto (Quinta-feira e Sábado)
Horário: 10h
Local: Sede da Igreja São Sebastião – Comunidade São Sebastião, Ramal do Km 26/PA 140. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!