quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Governo Federal convoca Reunião do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó

Foto: Ascom/DFDA
Terra de muitas belezas naturais, o Marajó é visto internacionalmente por ser um dos pólos turísticos de maior visitação no país, mas apesar de tudo, é uma região com um dos menores PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e é também onde concentra-se os menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo pesquisa divulgada pelo Ipea. O Governo Federal apoiado pela SUDAM, desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável do Marajó, que objetiva implementar diversos tipos de ações, principalmente nas áreas de saúde, energia e educação, visando estabelecer novos paradigmas para a região de forma a diminuir as desigualdades sociais da região.

Afim de retomar o debate e implementar o Plano do Marajó, diversos órgãos do Governo Federal, tais como Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Integração Nacional, Ministério Agrário, lideranças sociais do Marajó, Prefeitos, Associação de Prefeitos, Incra, Caixa Econômica Federa, Funasa, CODETEM, SUDAM, Ministério da Saúde e Ministério da Pesca e Delegacia do MDA se reúnem em mais uma ação de fortalecimento do Pacto Federativo. O evento ocorre nesta quarta-feira, na Sede da Sudam, na cidade de Belém.

Durante a reunião, os gestores federais vão produzir e trabalhar em cima da agenda 2013/2014, para eleger ações concretas para a implementação imediata de políticas públicas nas áreas do ordenamento territorial, regularização fundiária, fomento às atividades produtivas, inclusão social, cidadania, e, sobretudo sobre infraestrutura e gestão deste Plano. Dentre as ações escolhidas, pelo menos um dos projetos deverão ser eleitos para serem executados até o final de 2014.

Para ler na íntegra o Plano do Marajó, clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!