segunda-feira, 2 de abril de 2012

MDA quer inserir supermercados na Rede Brasil Rural




Lançada recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Rede Brasil Rural quer, agora, inserir os supermercados como beneficiário das facilidades oferecidas pela ferramenta digital. Para isto, o MDA está desenvolvendo uma ferramenta que possibilita a compra de itens da agricultura familiar cadastrados por meio de um link exclusivo para os supermercados. A reunião entre a coordenação da RBR e o Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA com representantes da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) na tarde desta quinta-feira (29), foi o primeiro passo para firmar esta parceria. De acordo com o coordenador da RBR, Marco Antonio Viana Leite, a iniciativa visa incluir os supermercados associados à Abras no programa. “Vamos fazer uma parceria para que os supermercados possam cadastrar seus itens e comprar produtos da agricultura familiar”, explica.

Durante a reunião foram apresentadas algumas alternativas quanto à ferramenta a ser utilizada e a forma como deve ser divulgada. Para a coordenadora do Comitê Sustentabilidade e assessora de Comunicação da Abras, Susana Ferraz, o ideal é que seja desenvolvida uma interface entre o portal da entidade e da Rede Brasil Rural. “Temos que fazer um trabalho para que o supermercadista se interesse em comprar os produtos da agricultura familiar e mostrar que será um diferencial para ele”, aponta.

A Abras conta com cerca de 80 mil associados em todos o país. Grande parte dos empreendimentos são de pequenos e médios supermercados. O coordenador da Rede Brasil Rural reforça a importância da participação do setor neste sistema para aumentar, de forma significativa, a oferta dos produtos da agricultura familiar. “A Rede Brasil Rural é o mapa da oferta da agricultura familiar que estamos disponibilizando para os supermercadistas”, sintetiza Leite.

A ferramenta para a inserção dos supermercados na Rede Brasil Rural deve ser apresentada durante a 28ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que ocorre entre os dias 7 e 10 de maio, em São Paulo (SP). A parceria também deve estar presente na 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do MDA, que ocorre entre os dias 6 e 10 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). Uma nova reunião entre MDA e Abras será agendada para fazer os ajustes técnicos.

Rede Brasil Rural

A plataforma virtual criada pelo MDA para aproximar os agricultores familiares dos fornecedores e dos consumidores de todo o país vem sendo aperfeiçoada para que mais agricultores tenham acesso e possam vender seus produtos de forma virtual e, assim, ampliar a renda da família. Atualmente, é possível consultar as ofertas da agricultura familiar dos empreendimentos cadastrados por 368 cooperativas e associações, formadas por aproximadamente 89 mil agricultores.

A RBR possibilita a pesquisa dos mais de quatro mil itens disponíveis no catálogo de insumos, que reúne anúncios de maquinários e equipamentos usados pelo agricultor familiar e seus empreendimentos. Ao consultar o mapa ou o catálogo, o usuário deverá informar o elemento desejado da pesquisa (se pretende encontrar empreendimentos de doce de leite ou trator, por exemplo) e selecionar o estado desejado. A partir daí, o sistema mostrará a localização das cooperativas e associações que ofertam o produto requerido no mapa do Brasil, além do nome e os contatos das entidades. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares que poderão comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos. Cerca de 480 empreendimentos estão cadastrados até o momento. A meta do MDA para 2012 é de cadastrar mil entidades.

O objetivo principal da RBR é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com apoio do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores familiares quanto para os clientes.

Para consultar as ofertas da agricultura familiar na Rede Brasil Rural, acesse redebrasilrural.mda.gov.br


FONTE:
www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9486117

Foto: Aquivo MDA

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