quarta-feira, 4 de abril de 2012

Melhorar a infraestrutura dos municípios, viabilizar o escoamento da produção agrícola e facilitar a circulação da população no campo são alguns dos principais benefícios das obras do PAC2 em conjunto com o MDA




Durante a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), ocorrem  em todo o Brasil a entrega de retroescavadeiras que irão permitir a reforma das estradas vicinais em diversos municípios. Desde dezembro de 2011, o MDA já entregou 287 máquinas para 299 municípios.
As melhorias na infraestrutura logística terão impactos diretos nos custos com frete, circulação e distribuição de bens dentro dos municípios selecionados para as obras do PAC2 em parceria com o MDA.

Os benefícios não param por ai, a melhoria das estradas permite ganhos de qualidade de vida ao facilitar o atendimento médico e o acesso às escolas para a população do campo.
Todos os critérios para os municípios receberem as retroescavadeiras obedecem a metodologia utilizada pelo PAC. Os municípios deverão pertencer ao programa Territórios da Cidadania; ter maior participação do PIB agrícola no PIB total do município; extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município. Também leva em consideração o critério da distribuição equilibrada entre as regiões brasileiras. Ao todo, 1,3 mil municípios de até 50 mil habitantes serão beneficiados pela recuperação e manutenção de estradas vicinais este ano. No Estado do Pará foram selecionados 58 municípios para receberem as retroescavadeiras.


Foto: Eduardo Aigner /MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!