quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ministro e secretários de agricultura debatem soluções conjuntas para problemas regionais



As medidas emergenciais que estão sendo tomadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para amenizar os efeitos da estiagem nas regiões Sul e Nordeste do país foram tema da reunião entre o ministro Pepe Vargas e 24 secretários de Estado, representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), na tarde desta terça-feira (3), em Brasília. “Encaminhamos a postergação do pagamento de financiamentos contraídos e a recomposição de dívidas, inclusive para agricultores inadimplentes, para que possam renegociar seus débitos”, anunciou. Vargas destacou outras ações do MDA para amenizar os problemas ocasionados pela seca, como a autorização de antecipação da entrega das máquinas retroescavadeiras aos municípios que decretaram situação de emergência.

A seca no Sul e Nordeste, problemas relacionados à regularização fundiária, necessidade de aperfeiçoamento na assistência técnica aos produtores familiares e reforço às políticas de fomento às agroindústrias também estiveram na pauta da reunião, da qual participaram, junto com o ministro, os quatro secretários nacionais do MDA.

Após ouvir as manifestações dos secretários estaduais de agricultura, o ministro sugeriu como encaminhamento a definição de novos encontros entre o MDA e representantes de cada região do país para discutir medidas específicas para o atendimento de reivindicações por estado e região. “Grande parte das demandas apresentadas pelos secretários podem ser contempladas quando apresentarmos o Plano Safra 2012/2013, mas precisamos aprofundar e regionalizar o debate para que as soluções sejam definidas o mais breve possível”, afirmou Pepe Vargas.


Foto: David Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!