terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Evento debate qualificação de empreendimentos familiares para o mercado externo em Belém (PA)

-->

 
Com ações que qualificam os produtos da agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vem contribuindo para a inserção de empreendimentos da Sociobiodiversidade no mercado externo. Essas ações foram apresentadas esta semana, em Belém (PA), em Oficina de Sustentabilidade com foco na exportação de produtos brasileiros.
O Encontro com Especialistas em Sustentabilidade: Oportunidades e Tendências para Exportações Brasileiras foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e reuniu setor empresarial, agentes financeiros, além de representantes não governamentais e governamentais, entre eles, a Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, a Secretaria de Comércio do Pará e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) - Coordenação Geral de Articulação Internacional.
O MDA foi representado no evento por dois consultores do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), que apresentaram ações, em andamento na secretaria, voltadas para a organização e a execução de atividades para capacitação dos empreendimentos.
"Nosso foco é qualificar os empreendimentos que já estão acessando o mercado interno para que também possam escoar a produção para o mercado internacional. Muitos empreendimentos da agricultura familiar, tanto orgânicos quanto os que trabalham com os da sociobiodiversidade, já exportam", explica o diretor de Geração de Geração de Renda da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos. Ele destaca a participação efetiva dos produtos da agricultura familiar brasileira em eventos internacionais, como feiras de comercialização e negócios, missões e rodadas.

O diretor assinala que o MDA segue o critério da sustentabilidade como atributo de competitividade e diferencial dos produtos e serviços, articulado a iniciativas de promoção comercial. "Temos projetos de acesso ao mercado, como o Fomento a Projetos de Diversificação Econômica e Agregação de Valor na Agricultura Familiar, realizamos Chamada Pública de Sociobiodiversidade para a qualificação Sustentável dos Sistemas Produtivos", pondera ao citar algumas ações do MDA.

Desafios
Entre os desafios gerais das cooperativas de produtos da Sociobiodiversidade para conseguir a sustentabilidade de seus produtos estão: melhorar a capacidade de gestão dos empreendimentos da agricultura familiar; superar a deficiência da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) existentes, pouco desenvolvidas na gestão e comercialização; superar o isolamento (social e geográfico) dos empreendimentos, que dificulta o fornecimento de matéria-prima, agroindustrialização, logística de distribuição e comercialização dos produtos.

Para a exportação, os desafios a serem vencidos pelos empreendimentos da agricultura familiar estão ligados ao domínio de conhecimento sobre procedimentos administrativos e operacionais para comercializar, o que inclui a gestão comercial de cooperativas em regime de Parcerias com o Setor Empresarial (PSE), a aplicação da legislação de orgânicos, exigências legais de aplicação tributária, fiscal e sanitária.
No período 2012 a 2014, a meta da SAF/MDA é consolidar a metodologia Mais Gestão como referência de Ater para mercado. A meta é profissionalizar a gestão dos empreendimentos da Agricultura Familiar por meio de Chamada Pública que promoverá a qualificação para 800 empreendimentos - que já vendem seus produtos para o Pnae, Programa Nacional de Uso e Produção do Biodiesel, participam do Plano da Sociobiodiversidade.

Fonte:  www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=10984151

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!