terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MDA visita famílias que acessaram Pronaf Eco Dendê

Foto: Ascom/MDA


O futuro das duas filhas de Néia de Sousa, moradora do Sítio Boa Fé, em Tomé Açu, no Pará, está garantido. Pelo menos é o que assegura a mãe que em 2010 começou a cultura de palma de óleo (dendê) e efetuou a primeira colheita em outubro deste ano. “No nosso plantio, nós pensamos exatamente nisso: no futuro das duas meninas. Não é nem pensando no nosso, mas no delas”, revela Néia. 

O que motivou o otimismo da agricultora foi sua adesão ao Pronaf Eco Dendê - linha especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para produção de biodiesel. “Levaram meu marido para fazer uma visita ao projeto. Nós avaliamos e aderimos ao Programa. Eu estou gostando bastante”, conta Néia, titular da propriedade, que não gosta de ser chamada de ‘dona’ ou ‘senhora’. “Tenho só 27 anos, ainda não é pra mim”, acrescenta, aos risos. 

Néia e outras três famílias receberam, na última semana (29/11), a visita de uma comitiva do MDA e da Biopalma, empresa da Vale que compra os frutos de 124 agricultores familiares. A meta da companhia, porém, é contratar o dendê de dois mil produtores e produzir biodiesel para suprir as necessidades do maquinário próprio. 

Segundo o coordenador de Biodiesel da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, André Machado, a visita foi positiva. “Alguns agricultores já começaram a colher. Aplicaram bem o crédito, estão recebendo uma assistência técnica muito boa da empresa e estão colocando na prática esse conhecimento. Há agricultores produzindo e tendo receita com a venda do cacho”, salienta. 

Para Néia, o encontro representou um intercâmbio de ideias importante para alinhar pensamentos e melhorar o produto. “A gente passa um pouco do nosso conhecimento para eles, eles passam um pouco do conhecimento deles para nós. É bem legal. Eles foram muito atenciosos”, reconhece a agricultora. 

Pronaf Eco e Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel 
Os agricultores familiares podem acessar o crédito para a produção de palma para biodiesel e para outras finalidades, como as indústrias alimentícia e cosmética. Para isso, contam com o Pronaf Eco – linha especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – que assegura juros de 2% ao ano, pagamento em até 14 anos e carência de seis anos. 

A liberação do crédito do Pronaf Eco está condicionada ao zoneamento agrícola e ao contrato de compra e venda de matéria-prima com a indústria compradora, entre outros critérios descritos no Manual de Crédito Rural (MCR). 

"A palma é uma cultura que tem um potencial de produção de óleo enorme, cerca de quatro mil litros por hectare plantado. Portanto, está dentro da pauta do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que é a diversificação de cultura", ressalta André Machado. "As empresas estão trabalhando de acordo com as regras do Selo Combustível Social. Estão fazendo contrato prévio de compra e venda e garantindo assistência técnica aos agricultores. O diferencial desses contratos é que existe uma linha de crédito de investimento criada pelo MDA que financia a cultura", explica o coordenador. 

O Programa de Produção Sustentável de Palma de óleo no Brasil proíbe a derrubada de floresta nativa para a produção de palma e estabelece regras claras para a expansão do cultivo. Concilia, assim, a proteção e recuperação do meio ambiente, investimento, inovação tecnológica e geração de renda na agricultura familiar com base em Zoneamento Agroecológico realizado pela Embrapa. 


Fonte: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=10967559

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!