segunda-feira, 18 de junho de 2012

MDA leva para a Rio+20 o modelo de produção sustentável da agricultura familiar

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 - vai apresentar, até o próximo dia 22, no Rio de Janeiro, a contribuição do modelo de produção da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável do país, para a erradicação da miséria e para a segurança alimentar. Debates, painéis, vídeos, além de uma praça com produtos da agricultura familiar são alguns exemplos da mostra da diversidade do setor econômico responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas fica no Rio de Janeiro durante cinco dias da conferência, com extensa agenda de debates sobre o desenvolvimento rural.

Encontros Globais
A Arena Socioambiental, instalada no Museu de Arte Moderna (MAM), é um espaço de diálogo do governo brasileiro e da sociedade civil. De 16 a 22 de junho, na Arena Encontros Globais, o governo federal vai discutir a visão de desenvolvimento sustentável com inclusão social, combate à pobreza, crescimento econômico e conservação ambiental.

O primeiro Encontro Global Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável, neste sábado (16), vai reunir, a partir das 11h, os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; além do presidente do Conselho Nacional das Comunidades Extrativistas, Manoel Cunha.

O ministro Pepe Vargas ainda participa na terça-feira (19), às 17h30, do painel sobre Segurança e Soberania Alimentar, também na Arena Encontros Globais, ao lado do ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, e da diretora internacional de programas do Instituto de Agricultura e Política Comercial (Institute for Agriculture and Trade Policy – IATP) dos Estados Unidos.

Todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo
blog oficial da Arena, onde é possível conferir a programação completa do espaço. Os internautas podem participar enviando perguntas e comentários pela rede social Twitter com a hashtag #ArenaRio20 ou pela fan page no Facebook.

Praça da Sociobiodiversidade
Moda sustentável feita a partir da sociobiodiversidade brasileira, geleias, sucos, cookies e barras de cereais orgânicos e artesanato indígena. Na Praça da Sociobiodiversidade, localizada na Arena Socioambiental, 23 empreendimentos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais vão representar redes de comercialização dos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

O ministro Pepe Vargas vai visitar o espaço conjunto do MDA, MDS, MMA e Conab no dia 18 de junho, das 13h às 14h. A praça vai estar aberta diariamente ao público de 11h às 20h.
Na Arena também haverá o Café+20, um espaço de convivência com venda de alimentos orgânicos e produtos da sociobiodiversidade e da agricultura familiar, como cafés, sucos, sorvetes e lanches. Aberto ao público diariamente, das 9h às 20h.

Dia da Agricultura
Ainda no dia 18 de junho, o ministro Pepe Vargas participa do
Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural, um evento paralelo, organizado por um grupo consultivo internacional de pesquisa na agricultura, do qual a Embrapa faz parte – Consultative Group on International Agricultural Research. O evento começa às 9h, no Centro de Convenções Sul América, no Centro do Rio. O ministro vai falar às 17h15 sobre as principais políticas do MDA para o desenvolvimento rural com destaque para a Rede Brasil Rural - ferramenta virtual criada pelo ministério para organizar a cadeia produtiva da agricultura familiar.

Uso do Biogás
No espaço Humanidade 2012, instalado no Forte de Copacabana, o ministro Pepe Vargas integra, às 12h15, o debate sobre o Uso do Biogás pela Agricultura Familiar. O ministro vai discutir o potencial de geração de renda e a preservação ambiental com representantes da Itaipu Nacional, Herlon de Almeida e Cícero Bley, além de Thomas Amon, professor da Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida (Universidade de Boku), de Viena, na Áustria. A cidade sedia o Centro de Excelência em Biogás na Europa.

Segmento de Alto Nível finaliza debates da Rio+20
Pepe Vargas também vai acompanhar a presidenta Dilma Rousseff, na quarta-feira (20), na cúpula chamada de Segmento de Alto Nível, às 15h, no Pavilhão 5 do Rio Centro. O evento acontece de 20 a 22 de junho e finaliza os debates da Rio+20.

Seminário da Contag debate papel da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável
Na quinta-feira (21), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza, na Arena Socioambiental, o seminário: O papel da agricultura familiar na garantia do desenvolvimento com sustentabilidade. O ministro Pepe Vargas participa da primeira mesa sobre Estratégias de ação mundial para o fortalecimento no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar. Ao seu lado estarão o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano; o chefe de desenvolvimento estratégico do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Carlos Seré; o secretário-executivo da comissão dos países de língua portuguesa, Domingos Simões Pereira; e a representante da Associação para o Desenvolvimento Sustentável dos Fazendeiros Asiáticos, Estrela Penúnia.

União Europeia reúne os continentes para debater a segurança alimentar mundial
No pavilhão da União Europeia, no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, o ministro participa do evento paralelo: Agricultura – O caminho para a sustentabilidade e inclusão, a partir das 13h30. E depois segue para o Seminário sobre Segurança Alimentar e Nutricional, às 15h, no Pavilhão Brasil, onde divide a mesa com o diretor-geral da FAO, José Graziano, e a presidente do Consea, Maria Emília Lisboa Pacheco.


Green Rio
O secretário da Agricultura Familiar, Laudemir Müller, e o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, participam nos dias 19 e 20, do Green Rio.

Na terça-feira (19), o diretor do MDA estará no painel Copa Orgânica e Sustentável, às 14h, no Auditório A.
No dia 20, às 11h30, acontece o painel Sociobiodiversidade e Economia Verde, com a participação do secretário Laudemir Müller entre os debatedores, no Auditório A.Os painéis são realizados no Centro de Convenções Bolsa do Rio, Praça XV de Novembro, 20 – Térreo, Centro – Rio de Janeiro.
Durante o Green Rio haverá rodadas de negócios para empreendimentos da biodiversidade brasileira e empresas nacionais e internacionais interessadas em produtos da biodiversidade do país. As rodadas também ocorrem no Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro, no Centro.
O secretário Laudemir Müller ainda participa na quinta-feira (21), a partir das 14h30, do painel Desenvolvimento Territorial, Sustentabilidade e Mercados, como parte da programação da Arena Encontros Globais, na Arena Socioambiental. O secretário vai debater com Pierlangela Cunha, índia da etnia wapixana, ex-coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr), e João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Juventude Rural discute inclusão digital e sustentabilidade
O Projeto Territórios Digitais terá um espaço institucional montado no Armazém 2 do Píer Mauá (Praça Mauá), até o dia 22 de junho. A programação prevê rodas de conversa com assentados, debates sobre os temas da conferência e discussões sobre juventude rural, além de informações gerais e dados de como se tornar parceiro do projeto.

Na segunda-feira (18), na Roda de Conversa, às 16h, o representante do assentamento de Santana, no Ceará, José Filho, conta a experiência de sucesso da Casa Digital, instalada no assentamento pelo Programa Territórios da Cidadania do MDA, em parceria com o Ministério das Comunicações.

Um dos motes desta programação é a inclusão digital para o desenvolvimento sustentável e a permanência do jovem no campo. Este é o tema da Roda de Conversa da terça-feira (19), às 16h. A assessora de Juventude do MDA, Ana Carolina Silva, estará na roda com a  secretária nacional da Juventude, Severine Macedo; o coordenador de Juventude do MST, Raul de Souza Amorim; o representante do Projeto do Edital Juventude Rural da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aroldo Magno de Oliveira; e o assessor da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Cristiano Passos, como moderador.

NEAD lança livros de abordagem sustentável
O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead) do MDA lança três publicações sobre agrotóxicos e Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), no domingo (17), na Arena Socioambiental: Transgênicos para quem? Agricultura Ciência Sociedade; Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida;  Transgênicos: as sementes do mal – A silenciosa contaminação de solos e alimentos. 


FONTE: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9969991

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!