quinta-feira, 21 de junho de 2012

Talentos do Brasil transforma Arena Socioambiental em passarela da moda sustentável

Foto por Andréa Farias / MDA

A Arena Socioambiental, espaço paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, recebeu as novidades da moda sustentável do Talentos do Brasil. Artesãs de 12 estados brasileiros produziram as peças da coleção Flores, lançada na noite de terça-feira (19). O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, prestigiou o desfile do projeto, que é uma iniciativa do MDA. Na passarela, modelos desfilaram com bolsas, chapéus, roupas e acessórios feitos de capim dourado, flores de buriti e mandacaru, entre outras plantas e flores do campo.
“O Talentos do Brasil mostra toda a diversidade do nosso país, toda a capacidade de produção de peças bonitas que, de fato, podem viabilizar renda para pessoas, mas, também, podem alegrar a vida de tantas outras. Acredito que é um projeto que cada vez mais precisa ser apoiado. Quero aproveitar para agradecer a todas as instituições que são parceiras nesse projeto, como o Sebrae, a Abit e tantas outras que têm nos ajudado”, disse o ministro.
A coordenadora do projeto, Patrícia Mendes, abriu o desfile afirmando que o evento na Arena Socioambiental é uma oportunidade para apresentar os produtos da sociobiodiversidade brasileira. “O que dialoga justamente com a Rio+20”, comentou. Ela disse que o Talentos do Brasil congrega a prospecção mercadológica, a autogestão e o conceito de desenvolvimento sustentável.

Flores
A nova coleção do Talentos do Brasil abusa do colorido nos acessórios e o preto e o branco predominam nas peças de roupas. As artesãs buscaram inspiração na natureza para compor a coleção. A linha de bolsas, chapéus, vestidos, blusas e cachecóis brincam com begônias; beneditas; flores do milho; rosas e beijos; flores de angelim e camalotes; girassóis; onze horas; flores de buriti; mandacarus; estrelícias; flores da alegria e do campo; e amores perfeitos.
Quem perdeu o desfile da noite de ontem pode conferir parte da coleção que está exposta na Praça da Sociobiodiversidade, no Museu de Arte Moderna (MAM), Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. As peças estarão à venda no espaço até sexta-feira (22), dia do encerramento da Rio+20.


Entenda o Talentos do Brasil
 
O conceito do Talentos do Brasil é justamente resgatar antigas técnicas manuais e incorporar uma visão contemporânea às peças, com a parceria de designers, estilistas e arquitetos brasileiros na concepção de produtos diferenciados. Além de incentivar a moda sustentável, o projeto investe na qualificação das artesãs que vivem em áreas rurais de 12 estados do país.
O projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), e apoio do Programa Texbrasil (Abit e Apexbrasil), da Agência de Cooperação Alemã (GTZ) e do Ministério do Turismo (MTur). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!