segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pepe Vargas: “Distribuir para crescer” - Chamadas Publicas de ATER terão como foco a Sustentabilidade


A partir de 2012, todas as chamadas públicas para assistência técnica e extensão rural (Ater) serão focadas na sustentabilidade. A novidade foi anunciada pelo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, durante a abertura da Arena Socioambiental, na Rio+20. “Seja na assistência técnica direta aos produtores, seja na capacitação dos agentes que prestam os serviços. Nós queremos cada vez mais disseminar as práticas de manejo sustentável do solo, da água e dos insumos. Queremos que o Brasil reduza muito o uso de agrotóxicos”, afirmou. O ministro ainda ressaltou a importância da inclusão social para o desenvolvimento do país. “É preciso distribuir (renda) para crescer e não crescer para distribuir”.

Pepe participou neste sábado (16), ao lado das ministras Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), do painel: Enfrentamento à Pobreza e Desenvolvimento Sustentável – o primeiro tema a ser abordado na Arena Socioambiental, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, na capital fluminense (RJ). O ex-presidente Lula também era esperado, mas devido a recomendações médicas não pode comparecer ao evento.

Por meio de mensagem, lida pela ministra Tereza, Lula ressaltou que a Arena Socioambiental, inaugurada hoje, será um espaço importante de discussão de políticas entre governos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. “Esses setores têm papel fundamental na construção dessa sustentabilidade. Têm o papel de educar pessoas e estimular a vontade política de governantes para trabalhar em favor de toda a humanidade. O ponto zero dessa ação deve ser a preservação da nossa biodiversidade, e o reconhecimento de que o acesso aos recursos naturais do planeta e aos alimentos nele produzidos é um direito de cada um dos que aqui habitam”, dizia parte do texto.
No decorrer do debate, mediado pela especialista em implementação de políticas públicas Viviane Mosé, os ministros responderam aos questionamentos de representantes da sociedade civil e de internautas - que acompanharam a transmissão, ao vivo, pela web. O primeiro deles, Manoel Cunha, presidente do Conselho Nacional de Populações Extrativistas, falou que o desenvolvimento sustentável só será possível quando o mundo prestar atenção para o meio ambiente e para as pessoas. “Espero que na Rio+20 os líderes dos países assumam algum novo compromisso, porque está claro que o nosso modelo de  consumo e produção estão errados”, comentou.
“A agricultura familiar é estratégica no projeto nacional de desenvolvimento. Ela é responsável por 84% dos estabelecimentos rurais, ocupa 24% da área rural brasileira e representa 74%da mão de obra no campo. Ocupa a menor  extensão de área e gera mais emprego, além de alimentos saudáveis para o povo brasileiro”, apontou o ministro Pepe Vargas. Ele também lembrou que o setor produz 70% dos alimentos consumidos no país.
Num discurso emocionado, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, elogiou a participação da sociedade civil na Arena Socioambiental durante a Rio+20 e, afirmou que o momento é de muito trabalho para a construção de um mundo sustentável, que respeita o meio ambiente e as pessoas. “Esse processo tem o homem na centralidade das ações. É hora de agir”.

A ministra Tereza Campello frisou que quanto maior a exclusão social, maior será a degradação do meio ambiente. “Um novo modelo de desenvolvimento econômico é possível sim, garantindo crescimento, inclusão e proteção”, assegurou. O ministro Pepe convidou os participantes do debate para conhecerem de perto esse modelo - representado na Praça da Biodiversidade, também no MAM, no Aterro do Flamengo. No espaço, estão expostos produtos de 23 empreendimentos de agricultores familiares. “É uma pequena mostra de organizações econômicas, cooperativas, associações de agricultores familiares que produzem agroecologicamente ou têm produtos da sociobidiversidade de reservas extrativistas. São organizações que produzem preservando o ambiente.”
Até a próxima sexta-feira (22), a Arena Socioambiental abrigará Encontros Globais para discutir  os desafios para promover o desenvolvimento sustentável.

Encontros Globais
A Arena Socioambiental, instalada no Museu de Arte Moderna (MAM), é um espaço de diálogo do governo brasileiro e da sociedade civil. De 16 a 22 de junho, na Arena Encontros Globais, o governo federal vai discutir a visão de desenvolvimento sustentável com inclusão social, combate à pobreza, crescimento econômico e conservação ambiental.

O primeiro Encontro Global Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável, neste sábado (16), vai reunir, a partir das 11h, os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; além do presidente do Conselho Nacional das Comunidades Extrativistas, Manoel Cunha.

O ministro Pepe Vargas ainda participa na terça-feira (19), às 17h30, do painel sobre Segurança e Soberania Alimentar, também na Arena Encontros Globais, ao lado do ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, e da diretora internacional de programas do Instituto de Agricultura e Política Comercial (Institute for Agriculture and Trade Policy – IATP) dos Estados Unidos.

Todos os debates serão transmitidos ao vivo pelo blog oficial da Arena, onde é possível conferir a programação completa do espaço. Os internautas podem participar enviando perguntas e comentários pela rede social Twitter com a hashtag #ArenaRio20 ou pela fan page no Facebook.

Praça da Sociobiodiversidade
Moda sustentável feita a partir da sociobiodiversidade brasileira, geleias, sucos, cookies e barras de cereais orgânicos e artesanato indígena. Na Praça da Sociobiodiversidade, localizada na Arena Socioambiental, 23 empreendimentos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais vão representar redes de comercialização dos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.


Dia da Agricultura
Ainda no dia 18 de junho, o ministro Pepe Vargas participa do Dia da Agricultura e Desenvolvimento Rural, um evento paralelo, organizado por um grupo consultivo internacional de pesquisa na agricultura, do qual a Embrapa faz parte – Consultative Group on International Agricultural Research. O evento começa às 9h, no Centro de Convenções Sul América, no Centro do Rio. O ministro vai falar às 17h15 sobre as principais políticas do MDA para o desenvolvimento rural com destaque para a Rede Brasil Rural - ferramenta virtual criada pelo ministério para organizar a cadeia produtiva da agricultura familiar.

Uso do Biogás
No espaço Humanidade 2012, instalado no Forte de Copacabana, o ministro Pepe Vargas integra, às 12h15, o debate sobre o Uso do Biogás pela Agricultura Familiar. O ministro vai discutir o potencial de geração de renda e a preservação ambiental com representantes da Itaipu Nacional, Herlon de Almeida e Cícero Bley, além de Thomas Amon, professor da Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida (Universidade de Boku), de Viena, na Áustria. A cidade sedia o Centro de Excelência em Biogás na Europa.

Segmento de Alto Nível finaliza debates da Rio+20
Pepe Vargas também vai acompanhar a presidenta Dilma Rousseff, na quarta-feira (20), na cúpula chamada de Segmento de Alto Nível, às 15h, no Pavilhão 5 do Rio Centro. O evento acontece de 20 a 22 de junho e finaliza os debates da Rio+20.

Seminário da Contag debate papel da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável
Na quinta-feira (21), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza, na Arena Socioambiental, o seminário: O papel da agricultura familiar na garantia do desenvolvimento com sustentabilidade. O ministro Pepe Vargas participa da primeira mesa sobre Estratégias de ação mundial para o fortalecimento no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar. Ao seu lado estarão o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano; o chefe de desenvolvimento estratégico do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Carlos Seré; o secretário-executivo da comissão dos países de língua portuguesa, Domingos Simões Pereira; e a representante da Associação para o Desenvolvimento Sustentável dos Fazendeiros Asiáticos, Estrela Penúnia.

União Europeia reúne os continentes para debater a segurança alimentar mundial
No pavilhão da União Europeia, no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, o ministro participa do evento paralelo: Agricultura – O caminho para a sustentabilidade e inclusão, a partir das 13h30. E depois segue para o Seminário sobre Segurança Alimentar e Nutricional, às 15h, no Pavilhão Brasil, onde divide a mesa com o diretor-geral da FAO, José Graziano, e a presidente do Consea, Maria Emília Lisboa Pacheco.

Green Rio
O secretário da Agricultura Familiar, Laudemir Müller, e o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, participam nos dias 19 e 20, do Green Rio.

Na terça-feira (19), o diretor do MDA estará no painel Copa Orgânica e Sustentável, às 14h, no Auditório A.
No dia 20, às 11h30, acontece o painel Sociobiodiversidade e Economia Verde, com a participação do secretário Laudemir Müller entre os debatedores, no Auditório A.Os painéis são realizados no Centro de Convenções Bolsa do Rio, Praça XV de Novembro, 20 – Térreo, Centro – Rio de Janeiro.
Durante o Green Rio haverá rodadas de negócios para empreendimentos da biodiversidade brasileira e empresas nacionais e internacionais interessadas em produtos da biodiversidade do país. As rodadas também ocorrem no Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro, no Centro.
O secretário Laudemir Müller ainda participa na quinta-feira (21), a partir das 14h30, do painel Desenvolvimento Territorial, Sustentabilidade e Mercados, como parte da programação da Arena Encontros Globais, na Arena Socioambiental. O secretário vai debater com Pierlangela Cunha, índia da etnia wapixana, ex-coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr), e João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Juventude Rural discute inclusão digital e sustentabilidade
O Projeto Territórios Digitais terá um espaço institucional montado no Armazém 2 do Píer Mauá (Praça Mauá), até o dia 22 de junho. A programação prevê rodas de conversa com assentados, debates sobre os temas da conferência e discussões sobre juventude rural, além de informações gerais e dados de como se tornar parceiro do projeto.

Na segunda-feira (18), na Roda de Conversa, às 16h, o representante do assentamento de Santana, no Ceará, José Filho, conta a experiência de sucesso da Casa Digital, instalada no assentamento pelo Programa Territórios da Cidadania do MDA, em parceria com o Ministério das Comunicações.

Um dos motes desta programação é a inclusão digital para o desenvolvimento sustentável e a permanência do jovem no campo. Este é o tema da Roda de Conversa da terça-feira (19), às 16h. A assessora de Juventude do MDA, Ana Carolina Silva, estará na roda com a  secretária nacional da Juventude, Severine Macedo; o coordenador de Juventude do MST, Raul de Souza Amorim; o representante do Projeto do Edital Juventude Rural da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aroldo Magno de Oliveira; e o assessor da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Cristiano Passos, como moderador.

NEAD lança livros de abordagem sustentável
O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead) do MDA lança três publicações sobre agrotóxicos e Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), no domingo (17), na Arena Socioambiental: Transgênicos para quem? Agricultura Ciência Sociedade; Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida;  Transgênicos: as sementes do mal – A silenciosa contaminação de solos e alimentos. 


Fonte: http://www.mda.govbr/portal/noticias/item?item_id=9981617

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!