segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio+20: Debate sobre erradicação da pobreza abre a Arena Socioambiental

O debate sobre Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável abre oficialmente os Encontros Globais da Arena Socioambiental da Rio+20, neste sábado (16), às 11h. Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, debatem com o presidente do Conselho Nacional das Comunidades Extrativistas, Manoel Cunha, os desafios e avanços da inclusão social com conservação ambiental.


O evento vai ter transmissão ao vivo e interativa a partir das 10h30 pelo blog da Arena. Os internautas podem participar, ao vivo, enviando perguntas e comentários pelo Twitter com a hashtag #ArenaRio20 ou interagindo pelo canal no Facebook. O código-fonte da transmissão também será distribuído pela organização para quem quiser fazer a transmissão do debate em blogs ou sites particulares.


Arena é o espaço criado pelo governo federal para dialogar com a sociedade civil sobre temas sociais durante a Rio+20. Com capacidade para 350 pessoas, montada nos pilotis e jardins do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, a Arena será palco de exposições, atividades culturais, feira de produtos da sociobiodiversidade brasileira e debates, entre 16 e 22 de junho.


Ao todo, a programação prevê 14 debates, com um total de 54 debatedores do Brasil e de outros países, e oito shows transmitidos em tempo real.


Arena Encontros Globais
O espaço abrigará dois grandes debates por dia, com transmissão ao vivo e interativa, tradução simultânea – português-inglês – e interpretação em Libras. O acesso é livre. O objetivo é unir nomes de destaque do governo federal, representantes da sociedade civil e convidados, em debates sobre os desafios da inclusão social com desenvolvimento sustentável.
Debates: 14h30 às 16h30 e 17h30 às 19h30.


Palco #SonoroBrasil
Durante os intervalos dos debates da Arena Encontros Globais, haverá apresentações musicais diárias e um show de encerramento no dia 22 de junho. A seleção de atrações contempla a diversidade cultural do Brasil e os temas da agenda socioambiental. Shows: Das 16h30 às 17h30.
Atrações: Patubatê, Simone Sou, Marlui Miranda, Babilak Bah e Trem Tan Tan, Marcelo Yuka, Pampa Esquema Trio, Encantadeiras de Coco.
Encerramento: Dia 22 de junho - Live PA DJ MAM, das 19h30 às 20h30.


Exposição Portinari+Brasileir@s
A exposição foi dividida em três momentos. O primeiro apresenta histórias de transformação na vida de brasileiros; o segundo promove a interação informativa em plataformas digitais; o terceiro homenageia a obra de Candido Portinari e estimula a reflexão social. Exposição com áudio-guia em português e inglês.
Aberta ao público das 11h às 20h.


Praça da Sociobiodiversidade
Vinte e três empreendimentos da agricultura familiar e comunidades tradicionais vão representar 14 mil famílias que estão envolvidas na coleta, extração e fabricação dos produtos que serão comercializados na Praça da Sociobiodiversidade. A partir de sábado (16), a praça estará aberta ao público para a compra de artesanato, alimentos e cosméticos, feitos com materiais dos biomas Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Caatinga. Aberta ao público de 11h às 20h.


Café+20
Espaço de convivência com venda de alimentos orgânicos e produtos da sociobiodiversidade e agricultura familiar (cafés, sucos, sorvetes, lanches etc). Aberto ao público das 12h às 21h. 

Fonte: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9969928

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!