quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Família produz com mais qualidade com auxílio do Pronaf


Família produz com mais qualidade com auxílio do Pronaf

 Luiz José Gazal, o Gazola, cresceu no meio rural, onde fez questão de continuar quando herdou do pai a propriedade de 33 hectares em Santa Lúcia do Piauí (RS). Foi neste pedaço de terra que, junto com a esposa, criou os três filhos que hoje trabalham com ele. Para tocar a produção na terra, crédito sempre foi essencial e as taxas de juros, um problema. “Nunca tínhamos dinheiro, quando recebíamos já estava tudo comprometido”, conta o filho do agricultor, Sander Gazal. 


Depois que passaram a acessar as linhas de crédito do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cujos juros são bem menores que os financiamentos agrícolas tradicionais, a situação melhorou e conseguiram aprimorar a produção e a infraestrutura. “Se não fosse isso, não teríamos o que temos Seria impossível adquirir tanta coisa em tão pouco tempo”, afirma Sander. 


Os resultados do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) podem ser vistos em cada canto do sítio. O aviário onde criam frangos para corte foi construído com financiamento do Pronaf Investimento. O cultivo do morango é pago, anualmente, pelo Pronaf Custeio. E, graças ao Mais Alimentos, os Gazal adquiriram um trator para facilitar o plantio e um caminhão com o objetivo de transportar hortaliças e morangos que são vendidos, inclusive, em outros estados. 


No ano passado, com recursos do Pronaf Investimento, a família construiu quatro novas estufas para plantar 150 mil pés de morango, que antes eram cultivados direto no solo, expostos aos efeitos do clima. São 200 mil morangueiros em estufas e com sistema de irrigação – o que evita perdas da produção em tempos de frio e estiagem. Com toda a infraestrutura que conseguiram implantar na propriedade, os Gazal lucram, quando a safra é boa, aproximadamente R$ 800 mil por ano. 


Com espaço para todos trabalharem e desenvolverem a capacidade produtiva, os filhos permanecem na terra com o pai. “Fomos criados aqui e acabamos ficando todos juntos. Até pensei em ir para a cidade, mas aqui eu tinha como trabalhar, então resolvi ficar. Hoje está tudo bem estruturado, não quero sair da terra”, constata Sander. Com isso, todos ficam felizes. “A gente até se anima para trabalhar, sabendo que a gurizada está junto”, conta Gazola. 


Crédito para o agricultor familiar
O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é uma ação do MDA que visa financiar projetos individuais ou coletivos que resultem na geração de renda para agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa dispõe de taxas de juros mais baixas que o mercado e tem os menores índices de inadimplência do Brasil. Há várias linhas de crédito para atender às especificidades do público a que são dirigidas. 


O Pronaf Investimento é destinado ao financiamento da implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços, agropecuários ou não agropecuários, no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas. O Pronaf Mais Alimentos tem juros de 2% ao ano, até três anos de carência e dez anos para pagar. Desde sua criação, em 2008, o programa já financiou mais de 44 mil tratores, quatro mil veículos de transporte de cargas e 300 colheitadeiras, ajudando cerca de 600 mil agricultores familiares em todo o Brasil. 


Para acessar as linhas de crédito oferecidas pelo programa o interessado deve ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que o qualifica como agricultor familiar. A partir daí ele precisa procurar a empresa de assistência técnica e extensão rural do município para elaborar o projeto técnico de financiamento. Aprovado pelo extensionista, o projeto será encaminhado para análise de crédito e aprovação do agente financeiro. Aprovado o projeto técnico, o agricultor está apto a acessar o recurso.

FONTE: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=10325519
Foto: MDA/ Andrea Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!