quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pepe Vargas recebe representantes da indústria de pneus



A fabricação de pneus com borracha natural da Amazônia pode gerar renda a famílias extrativistas, promover o manejo sustentável e fortalecer a indústria nacional de bicicletas e motocicletas. O assunto foi a pauta principal da reunião do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, com o vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), Auro Levorin, nesta quinta-feira, 1º, em Brasília (DF).  Fábio Centofanti, da industria de pneus Neotec, também participou do encontro.

Auro apresentou ao ministro o Projeto de Desenvolvimento de Produção do Setor de Duas Rodas na Zona Franca de Manaus, que, atualmente, segundo ele, beneficia 3,6 mil famílias de extrativistas amazonenses. “Queremos aumentar o número de beneficiários, pois é uma iniciativa que garante fonte digna de renda e cria condições de proteção da floresta“, afirmou. De acordo com Auro, os seringueiros participantes do projeto recebem todas as instruções técnicas para que o manejo seja feito sob critérios de sustentabilidades e o material colhido tenha qualidade.

O projeto será analisado pela equipe técnica do MDA que deve apontar as políticas públicas da pasta que podem contribuir para a regularidade do fornecimento e a qualidade da matéria-prima utilizada na produção dos pneus. “A iniciativa nos interessa porque fortalece a indústria nacional.  E se é uma indústria nacional que gera emprego para o nosso público, no caso  os extrativistas, nos interessa mais ainda”, salientou Pepe Vargas. “O projeto viabiliza renda e mostra que a floresta pode se manter em pé e ser produtiva”,  acrescentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!