quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Brasil apresenta políticas da agricultura familiar para diplomatas do Caribe

O secretário nacional da agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, apresentou, nesta quarta-feira (18), políticas públicas do Governo Federal para agricultura familiar no I Curso para Diplomatas do Caribe, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, promovido pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), vai até a próxima sexta-feira (20), com apoio da Subsecretaria-Geral da América do Sul, Central e Caribe. 
 
“Nesse curso, relatamos experiências das principais políticas que temos de apoio à agricultura familiar, aos assentados, além de apresentar toda diversidade de agricultura familiar que temos”, disse Bianchini. O secretário falou sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Garantia-Safra, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e o conjunto das políticas públicas do MDA. 

O Brasil se tornou referência mundial em políticas públicas para a agricultura familiar. O curso, segundo Bianchini, é uma oportunidade para mostrar, em linhas gerais, os principais aspectos das ações brasileiras aos países participantes e promover a troca de experiências no setor, conforme ocorreu no IV Curso para Diplomatas Africanos em agosto. 

O Brasil tem, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, mais de quatro milhões de estabelecimentos e 12 milhões de trabalhadores em regime de economia familiar, além de representatividade em todos os municípios do País. Na economia interna, a agricultura familiar representa mais de um terço do Valor Bruto da produção agropecuária gerado no País e pelo menos 10% do PIB agropecuário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!