quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Programa brasileiro de Alimentação Escolar é apresentado em evento na Colômbia

 

Foto: Eduardo Aigner/MDA

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) será apresentado nesta terça-feira (17) no evento sobre Iniciativas Comunitárias para Saúde Cardiovascular nas Américas (Buena Salud América), em Bogotá, Colômbia. O evento segue até esta quarta-feira (18). O coordenador-geral de Cooperativismo e Organização Econômica da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Manuel Bonduki, participa nesta terça-feira do painel Como promover uma alimentação saudável e maior atividade física nas Américas. 
 
"A inclusão de cooperativas da agricultura familiar como fornecedoras para a merenda escolar tem importante impacto. A iniciativa, além de favorecer o desenvolvimento econômico e social dos territórios, também apoia a construção de hábitos alimentares saudáveis que são a melhor forma de prevenir doenças crônicas não transmissíveis em todas as faixas etárias", destaca Bonduki, que apresenta a política de compras para a alimentação escolar da agricultura familiar no Brasil, às 14h (hora local). 

Em sua apresentação Manuel Bonduki vai salientar algumas características do Pnae, que além de ser amplo, gratuito, com gestão participativa e descentralizada, abrange 48 milhões de estudantes todos os dias, operando em todas os municípios e estados brasileiros. A Lei nº 11.947/2009 determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando assentamentos de reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas. 

Em 2012, foram adquiridos aproximadamente R$ 200 milhões em produtos da agricultura familiar que foram direto para a alimentação de alunos e alunas das escolas públicas do País. “Se a boa alimentação é um pilar fundamental para a boa saúde, devemos usar políticas públicas para incentivar os agricultores a produzir de maneira saudável, descentralizada e socialmente justa”, acrescenta Manuel Bonduki.

Evento
O encontro internacional é promovido pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde da Colômbia, com o apoio da Fundação de Saúde das Américas (Healthy Foundation Américas) e a Fundação Medtronic. O objetivo é fazer uma reunião conjunta de líderes da comunidade para compartilhar práticas de sucesso em todas as Américas. 

As sessões vão se concentrar em apresentações de dados e as principais tendências e modelos comunitários de ação em relação a três dos fatores de risco de doenças cardiovasculares identificados pela OPAS, que são: redução do tabagismo; promover alimentação saudável e aumentar a atividade física e medidas de autocuidado para a prevenção e controle de doenças. Cada sessão termina com uma conversa e a nomeação de prioridades de ação e cooperação nas Américas, a fim de alcançar a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!