sábado, 7 de setembro de 2013

Mutirões emitem documentos para mulheres do Pará

Foto: Arquivo MDA
As trabalhadoras rurais dos municípios paraenses de Santana do Araguaia e Cumaru do Norte poderão emitir gratuitamente documentos civis e jurídicos entre os dias três e oito de setembro. É que essas localidades recebem a visita das equipes dos mutirões de Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).
Conforme a coordenadora do PNDTR, Layla Torres, o programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) chega às comunidades mais distantes do Pará. “A Região Norte é onde há a segunda maior execução do programa. Quando é necessário, a gente faz locação de barcos, devido à quantidade de comunidades ribeirinhas e o programa chega até essas comunidades mais longínquas por meio dos mutirões”, explica.
Para o delegado federal do MDA no Pará, Paulo Cunha, o programa leva cidadania às comunidades rurais, principalmente para as mulheres. “Isso demonstra que o MDA tem programas voltados para o crédito, para a assistência técnica e extensão rural (Ater) e para a produção, mas, também, tem uma preocupação de levar cidadania. O mutirão leva cidadania, porque leva documentação e, a partir desse momento em que a mulher tem a sua documentação, ela acessa as políticas públicas e pode exercer a sua cidadania com plenitude, sem ficar dependendo da figura masculina”, ressalta.
Na avaliação do delegado o mutirão é importante para o estado em função das distâncias e dificuldades que os moradores têm para acessar o centro da cidade. “É importante porque a gente estreita essas distâncias, a partir do momento em que chegamos às comunidades com a documentação", destaca.
Programa no estado Durante  os nove anos de programa foram emitidos cerca de 162 mil documentos no Pará. Apenas este ano quase cinco mil mulheres foram atendidas em 43 mutirões realizados em 20 municípios.
Confira o calendário de mutirões no Pará

03 a 05/09 – Santana do Araguaia 
07 e 08/09 – Cumaru do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!