sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Governo e sociedade debatem Desenvolvimento Rural na #2CEDRSS

Fotos: Ascom/ DFDA-PA

Governo e Sociedade debatem Reforma Agrária, educação e políticas públicas para a Agricultura Familiar

Com o objetivo de discutir os melhores caminhos que devem ser tomados pela administração pública para a construção de um meio rural sustentável e solidário, a 2ª CEDRSS -  Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário foi palco para discussões e para a aprovação de 40 propostas que serão defendidas na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que será realizada em Brasília, no próximo mês.

Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável(CONDRAF), do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sutentável(CEDRS-PA), da Secretaria de Estado de Agricultura(Sagri) e da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará(Emater).

Foram três dias de evento, onde estiveram presentes representantes do Governo, das esferas federais e estaduais, sociedade civil e privada dos mais de 140 municípios que por quase 6 meses debateram em Conferências Territoriais, Municipais e intermunicipais as estratégias e propostas a serem expostas na Conferência.

Para se consolidar como de caráter participativo e democrático, a 2ª CEDRSS teve a contribuição de trabalhadores e trabalhadoras rurais, quilombolas, indígenas, marisqueiros, ribeirinhos, além do público jovem rural que também deu voz e opinou bastante sobre os rumos e prioridades da Agricultura Familiar que o Pará quer, e consequentemente pautaram sua participação e ajuda sobre o que fazer para incluir o estado como protagonista no processo de desenvolvimento rural, social e sustentável do país.
Foto: Paulo Cunha
Desenvolvimento econômico e ambiental; Reforma Agrária; Democratização do acesso à terra e recursos naturais; autonomia das mulheres e jovens, promoção do etnodesenvolvimento foram os eixos temáticos que envolveram e serviram como base para o aprofundamento das discussões durante a 2ª CEDRSS, respeitando as características e identidade do povo amazônico. Dentro desse contexto, foram contempladas as propostas que envolveram e relacionaram formação para melhor aproveitamento das políticas públicas; educação e inclusão digital como instrumento de transformação social e melhoria no incremento da geração de renda das famílias; a permanência de jovens e adultos no campo através do fortalecimento das Instituições de Ensino e Universidades Federais; aumento do acesso das políticas públicas para a região; fortalecimento das secretarias de agricultura, a fim de oferecer um suporte mais efetivo para as comunidades; preservação do meio ambiente, biodiversidade da região, nos mais diversos segmentos de produção.

Foto: Ascom/DFDA-PA
"O diálogo entre produtores e representantes do Governo é um dos diferenciais desta conferência. A  sociedade civil organizada vive um momento privilegiado, pois ao mesmo tempo em que são destinatários das políticas públicas, são também formuladores das políticas que mais contemplarem as atividades rurais que fazem parte de sua atividade. Esta Conferência possui uma importância histórica para a construção do Pará que queremos, e esta vem do povo que trabalha, produz, planta e colhe, mas também participa, debate, formula e cria o desenvolvimento de um estado justo e solidário", pontuou o Delegado do MDA no Pará, Paulo Cunha.

Foto: Ascom/DFDA-PA
Na ocasião, o presidente nacional do Incra, representando o ministro do Desenvolvimento Agrário, frisou que "O Governo Federal vem trabalhando para que o PAC- Programa de Aceleração do Crescimento atenda os municípios mais carentes da região, de forma a reduzir as desigualdades sociais, que ainda são um entrave para o povo do campo se desenvolver - e isto faz parte do pacto assinado entre o Incra e as famílias produtoras, onde ficou estabelecida uma meta de desenvolvimento sustentável, que prevê geração de renda aliada à preservação do ambiente em que vivem", destacou Guedes.

Até o final de 2013, a segunda fase do PAC 2, através do MDA, fará a entrega de máquinas motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões caçamba a municípios de até 50 mil habitantes, destinadas ao melhoramento das estradas vicinais, sobretudo para otimizar o escoamento da produção. 

No intervalo dos debates, o Delegado reuniu-se com os Secretários de Agricultura de vários municípios do Sul do Pará, para tratar sobre a entrega das máquinas do PAC 2 e sua utilização, além da parceria para levar o programa Arca das Letras à comunidades rurais do Território Sul do Pará; Oportunizar o PNDTR - Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural; Aplicação do PRONAF; Realização de reunião técnica para do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014; Viabilização de Seminário sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar nas regiões. Segundo Cunha, foi um bom momento para pactuar ações conjuntas do MDA e municípios, visando a inclusão produtiva e desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Sobre a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento

A entrega das 41 motoniveladoras do PAC 2 ocorrerá no próximo dia 20.09, no estacionamento do Estádio Olímpico do Mangueirão, às 09h e contará com a presença de autoridades das esferas estaduais e federais. A iniciativa parte do Governo Federal, através da ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário como forma de incentivo e potencialização da Agricultura Familiar paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!