quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Incra e Unifesspa abrem curso de pós-graduação em Residência Agrária para assentados

Qualificar profissionais entre os próprios moradores para atuar nos assentamentos. Esse é o objetivo do curso de especialização em Agroecologia, Escola e Organização Coletiva: formação de profissionais para atuação em assentamentos de reforma agrária, inaugurado nessa terça-feira (17), em Marabá (PA).

O curso é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Como projeto de Residência Agrária, a especialização foi aprovada no âmbito da Chamada Pública CNPq/MDA-Incra, selecionado entre 35 projetos.

Com a especialização, os alunos estarão aptos a trabalhar assessorando os agricultores na organização da produção em consonância com os princípios da agroecologia e, também, nas escolas dos assentamentos, incorporando profissionais mais qualificados às escolas.

Público
O curso é destinado a agricultores assentados da reforma agrária. Foram selecionados 50 assentados da Região Amazônica, todos com graduação em várias áreas do conhecimento. Destas 50 vagas, 25 alunos farão a Especialização em Agroecologia e 25 em Educação do Campo.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Marabá, agora Unifesspa, já ofertou um curso similar em 2011, tendo formado uma turma no ano passado. A turma, que iniciou o curso esta semana, é composta por estudantes dos estados do Pará, Rondônia, Maranhão e Tocantins.

Primeira vez A coordenadora-geral do Pronera, Clarice Aparecida dos Santos, participou da solenidade de abertura e lembrou que este é o primeiro curso criado pela Unifesspa após da sua criação (em junho deste ano). Clarice falou aos presentes sobre o direcionamento do curso. “Quem irá participar deverá ter relação direta com o assentamento, tem que estar no assentamento”, frisou.

A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do Campus I da Unifesspa. Além da apresentação do curso, houve um debate sobre Universidade e Educação no Campo: Trajetórias, Acúmulos e Perspectivas no Sudeste do Pará. 

Do Portal MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!