quinta-feira, 1 de março de 2012

Informe: Empreendimentos com Biodiesel no município de São Domingos do Capim são debatidos durante reunião entre a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário e a Empresa ADM do Brasil Ltda.


Leandro Silveira (ponta esq.) engenheiro Agrônomo e Diego Di Martino (centro esq.) Gerente Geral, ambos da ADM do Brasil, em reunião com o Delegado Federal Paulo Cunha (centro dir.) e Donato Filho (ponta direita) da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário.
Estiveram hoje em reunião pela manhã com o Delegado Federal Paulo Cunha os senhores, Diego Di Martino e Leandro Silveira, respectivamente Gerente Geral e Engenheiro Agrônomo da Empresa ADM do Brasil Ltda, para debater as ações e empreendimentos com Biodiesel planejada para o Município de São Domingos do Capim, no Pará.

O empreendimento que recebe apoio do Governo Federal através do Programa Nacional de Produção do Biodiesel (PNPB), absorverá o plantio de Dendê cultivado por 180 famílias do município de São Domingos do Capim. Serão quase 1200 hectares de Plantio de Dendê cuja a produção será adquirida pela ADM do Brasil para a fabricação de Biocombustível.

Segundo o Gerente Geral da empresa, Diego Di Martino, a meta é que 50% dos insumos utilizados no empreendimento seja proveniente da Agricultura familiar.

A parceria entre a empresa e os agricultores funciona da seguinte forma, as famílias se comprometem a destinar uma parte dos terrenos para o cultivo de Dendê, e a empresa se compromete a comprar a produção das mesmas. Além das garantias para ambos os lados, de comercialização da produção para as famílias e de fornecimento de insumos para a empresa, as famílias contam com financiamento do Banco da Amazônia (BASA) para incremento da produção.

Sustentabilidade

Alguns anos atrás 80% do biocombustível era proveniente da soja, atualmente a produção advinda do Dendê se destaca pela produtividade. “O plantio de Soja gera 500 litros de biocombustível por hectare, enquanto que a produção de Dendê gera de 4000 até 5000 litros de biocombustível por hectare”, afirma Diego Di Martino. A sustentabilidade reside também no aproveitamento de todos os subprodutos da palma, semelhante com o que ocorre na produção do etanol proveniente da cana-de-açucar, toda a matéria-prima é utilizada ou na produção do próprio combustível ou para produção de fertilizantes e insumos para outras culturas.

O Servidor da DFDA Pará, Donato Filho, destaca ainda que o plantio ocorre em áreas já degradadas. “Não há desmatamento para o plantio do Dendê e no caso da agricultura familiar, o plantio ocorre juntamente com outras culturas, as famílias reservam apenas um espaço do terreno para o plantio do dendê, cultivando ao mesmo tempo outros produtos para sua subsistência e comercialização”.


O Programa Nacional de Produção de Biocombustível

O Programa nasceu em 2004 durante o Governo Lula para viabilizar alternativas para a produção de energia renovável no país. Os biocombustíveis, além de fonte de energia renovável, são adequados ao potencial produtivo do Brasil, que possui vasta extensão territorial, solos e clima adequados ao plantio além de permitir a inserção dos agricultores familiares nessa produção, gerando desenvolvimento para o país e distribuição de renda para as comunidades rurais.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário concede o “Selo de Combustível Social” e benefícios fiscais para Empresas que utilizam no mínimo 30% dos seus insumos oriundos da Agricultura Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!