quinta-feira, 15 de março de 2012

Cerimônia de Abertura da I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará




Delegado Paulo Cunha falando na I CEATER
 

Ontem, dia 14 de março, teve início a I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará. A Cerimônia de abertura ficou marcada pela ampla e diversificada presença da Sociedade Civil.

Além dos vários representantes das entidades parceiras e da ampla participação de agricultoras e agricultores familiares e técnicos em ATER, estiveram presentes importantes nomes da Política como os Deputados Estaduais Milton Zimmer e Airton Faleiro que ressaltaram a importância do evento e confirmaram total apoio às diretrizes ali definidas.


Reginaldo Lima, Coordenador do Departamento de Assistencia Tecnica e Extensao Rural do MDA, destacou a importância da Lei 12.188, como marco na institucionalização da Politica Nacional  de ATER e recuperação dos servicos no País. "A conferência é uma oportunidade para qualificação dos servicos da ATER", segundo o Coordenador.

O Secretário de Agricultura, Hildegardo Nunes afirma ser necessária a realização do debate no Estado, já que os custos da produção agrícola na região Amazônica são normalmente mais elevados pelas características locais, necessitando de investimento e atenção especial da ATER.


Carlos Augusto Silva, Presidente da FETAGRI, levantou aspectos importantes da Política da ATER. Segundo o presidente, hoje o desafio é a qualificação e ampliação do número de Técnicos de ATER, "temos disponibilidade de infraestrutura para locomoção oferecida pelo governo e precisamos do aumento de Técnicos", diz Augusto. Outro desafio é a operacionalização dos créditos. "Existe credito, se no ano de 2003 os recursos para financiamento da Agricultura Familiar eram de 2 bilhões, hoje temos disponível 16 bilhões, mas que precisam de mecanismos dinâmicos para o acesso das Famílias beneficiadas".


Para o senhor Francisco Ferreira de Carvalho, presidente da FETRAF, é prioritário o tema da Educação no campo, para Francisco a ATER deverá voltar sua atenção para a retenção do jovem no campo, "realizando a capacitação desse jovem que muita vezes, sem condições de se desenvolver na agricultura, migra para as cidades e cai nas dificuldades da cidade grande, longe da família", alerta Carvalho. Citou também a necessidade de integração das políticas públicas, que devem dialogar entre si, para maximizarem os resultados da ATER. "Nesse ponto o espaço da CEATER é essencial para promover a interação entre técnico e assistido, os técnicos ao entenderem as demandas e anseios da comunidade do campo poderão adequar e desenvolver um trabalho de alta qualidade para a agricultura familiar". 


Também representante da Sociedade Civil, o senhor Atanagildo de Deus Marcos, Presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), disse que para ele a principal oportunidade será a de incluir no debate a questão do extrativismo. "Aqui na conferência iremos pautar as diretrizes discutidas no seminário temático sobre extrativismo, apresentando propostas que envolvem o manejo florestal, conservação da fauna e lagos".


Durante a cerimônia o Delegado do MDA, Paulo Cunha, destacou a importância das mulheres ali presentes, representantes dos vários segmentos da agricultura familiar, citando a atual Presidente da EMATER do Pará, Cleide Amorim, que também representava a força e capacidade de liderança das mulheres Paraenses. Ressaltou ainda o número representativo de atores dos diversos territórios e diferentes segmentos do campo ali presentes, que levarão grandes contribuições para a Conferência Nacional.
A I Ceater irá debater a Lei de ATER e irá discutir também as necessidades dos agricultores paraenses, construindo um documento estadual a ser levado para a Conferência Nacional que ocorrerá no mês de abril, em Brasília. A I Ceater encerra hoje, no hotel Gold Mar.
Confira algumas fotos da Cerimônia de abertura.
Reginaldo Lima, Coordenador do Departamento de ATER do MDA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!