sexta-feira, 23 de março de 2012

Comunidades rurais do Pará recebem bibliotecas Arca das Letras




O Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai entregar duas novas bibliotecas para comunidades rurais do município de Brasil Novo, no Pará, na próxima sexta-feira (23). O evento também vai reunir agentes de leitura de outras comunidades que receberam as bibliotecas do MDA para discutir o funcionamento do programa e entregar novos livros para atualizar seus acervos.
Esta é a terceira vez que o município Brasil Novo recebe as bibliotecas rurais. Já são nove Arcas das Letras funcionando com trabalhos de incentivo à leitura junto a 673 famílias. As bibliotecas foram entregues durante os mutirões de cidadania da Operação Xingu e Operação Arco Verde, ações integradas de vários ministérios na região. Para a professora Naíde Carvalho, uma das agentes de leitura da região, o projeto aumentou a procura das crianças e jovens por livros. “Em geral, eles se sentem mais à vontade de pegar livros na Arca que na própria escola”, comenta.
O Pará conta com 347 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras e atende mais de 63 mil famílias que vivem em assentamentos, colônias de pescadores, comunidades ribeirinhas, indígenas, reservas extrativistas, Escolas Famílias Agrícolas, Casas Familiares Rurais e  comunidades tradicionais de agricultura familiar. “Como o Arca das Letras fornece livros de acordo com o cotidiano e interesse de cada comunidade, quando ele chega, desperta o interesse das pessoas, pois tem a ver com sua realidade”, explica Cleide Cristina Soares, coordenadora de Ação Cultural do MDA.
A ação é uma parceria do MDA, responsável por fornecer o acervo e capacitar os agentes de leitura, com a Prefeitura Municipal de Brasil Novo, que fabricou os móveis-arca, e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que está mobilizando as comunidades rurais.
Sobre a Arca das Letras
Criado pelo MDA em 2003 para facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura no campo, o Programa Arca das Letras implantou em todo o país 8,9 mil bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 2 milhões, beneficiando mais de 1,5 milhão de famílias do campo. Em 2012, já foram entregues 91 bibliotecas para comunidades rurais dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
A gestão das bibliotecas é feita por cerca de 17 mil agentes de leitura, voluntários das comunidades que recebem formação técnica do MDA para desenvolver as atividades de incentivo à leitura e de circulação dos livros. Eles contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades, valorizar e difundir as culturas tradicionais e incluir os jovens nos projetos de desenvolvimento local, por meio da troca de informações e das atividades coletivas de leitura, discussão e elaboração de projetos.
As Arcas das Letras são instaladas na casa de um morador ou na sede da associação comunitária. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, agricultura, meio ambiente, livros didáticos para pesquisa escolar e histórias em quadrinhos.
Programação
O quê: Solenidade de entrega de bibliotecas para as comunidades rurais e diplomação dos agentes de leitura
Quando: 23 de março (sexta-feira)
Onde: Auditório da Prefeitura Municipal de Brasil Novo
9h: Capacitação de agentes de leitura do município e reunião com os agentes das comunidades  que receberam bibliotecas nas Operações Cidadania Xingu e Arco Verde.
12h: Solenidade de entrega de duas bibliotecas para as comunidades rurais e diplomação dos agentes de leitura.

Foto: Divulgação MDA
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!