quinta-feira, 8 de março de 2012

MDA aprova Plano Anual de Aplicação de Recursos


O Comitê Permanente do Fundo de Terras e do Reordenamento Agrário, coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), aprovou, na manhã desta quarta-feira (07), o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) para o exercício de 2012.
O orçamento aprovado para este ano foi de R$ 553 milhões De acordo com o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, o orçamento vai beneficiar cerca de 11 mil famílias de 21 estados através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). “Nós planejamos e aprovamos a aplicação do orçamento de crédito fundiário para este ano, e assumimos o desafio de buscar estratégias para que possamos ampliar o número de famílias atendidas pelo crédito fundiário”, afirmou.
O programa assiste trabalhadores rurais sem terra, pequenos produtores rurais com acesso precário à terra e proprietários de imóveis cuja área não alcance a dimensão da propriedade familiar. O PAAR contempla as dotações orçamentárias aprovadas na Lei Orçamentária Anual 2012 para concessão de crédito de aquisição de imóveis rurais e investimentos básicos, fundo de terras e estruturação de assentamentos e investimentos comunitários. Contempla ainda os saldos financeiros disponíveis nos agentes financeiros e no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gestor financeiro do Fundo de Terras.
O Comitê se reuniu durante os dias 6 e 7 para avaliar os resultados das pesquisas e do IV Seminário Nacional de Crédito Fundiário, propor estratégias para ampliar e qualificar a Rede de Apoio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), além de discutir e aprovar o PAAR.
Durante a manhã da quarta-feira (7), o Comitê ainda aprovou a criação de um grupo de trabalho para contratar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para o crédito fundiário. “Aprovamos esse grupo técnico permanente para poder qualificar e ampliar a Ater para o crédito fundiário”, ressaltou o secretário.
Programa Nacional de Crédito Fundiário
O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário, desenvolve o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado para a implantação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!