segunda-feira, 12 de março de 2012

Programa Talentos do Brasil leva arte e tradição à Expo West, nos EUA


A arte, a sustentabilidade e a moda brasileira estarão presentes na Expo West – Natural Products por meio do programa Talentos do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Com mais de três mil expositores, a maior feira de produtos naturais dos Estados Unidos acontece entre os dias 9 a 11 de março na cidade de Anaheim, estado da Califórnia.

A Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperúnica) representa os 18 grupos de artesanato que terão seus trabalhos expostos no evento, com apoio do MDA. Atuante desde 2010 na comercialização das peças, a Cooperúnica conta com o portfólio de mais de 1,5 mil produtos. O programa Talentos do Brasil, do MDA, tem papel fundamental no gerenciamento e acompanhamento de serviços jurídicos, mercadológicos, de marketing e de assistência social da Cooperúnica.

Na Expo West será possível conferir, além da beleza das peças, como saídas de praia, vestidos bordados, bijuterias, chapéus, bolsas e peças em renda, os saberes culturais repassados pelos ancestrais por meio da tradição. A coordenadora geral do programa Talentos do Brasil, Patrícia Mendes, ressalta que muito mais que itens com valor financeiro, serão mostradas peças de moda que contam histórias.
O diferencial do produto conceitua-se no resgate das matérias-primas e na valorização da diversidade brasileira. As peças são únicas e se desenvolvem a partir da troca de conhecimento entre os artesãos e os estilistas brasileiros”, pontua.

Presente nas cinco regiões do país, atualmente são mais de dois mil beneficiados em 12 estados, a maioria mulheres. A confecção das peças é baseada na coletividade e na cooperação dentro das comunidades rurais. O artesanato reúne a técnica, a experiência e a arte de quem usa as mãos como principal instrumento de trabalho. Ele expressa a cultura e as tradições do grupo que o produz e é, cada vez mais, importante fonte de geração de renda.

Os produtos do Talentos do Brasil ultrapassaram as fronteiras brasileiras no ano de 2007, chegando primeiramente a Portugal e El Salvador. A ampliação dos mercados internacionais é um dos objetivos da Cooperúnica. “Expandir o mercado dos produtos sustentáveis para os consumidores americanos é uma das metas, assim como promover o consumo consciente, a moda brasileira, as matérias-primas e as técnicas oriundas da agricultura familiar.” destaca Patrícia Mendes. “ Os propósitos são assinar contratos com os empresários nos EUA  e o fortalecimento da marca ‘Brasil’ no mercado internacional, gerando emprego e renda no meio rural”, conclui.

Mãos femininas Cá e Lá

A palha de piaçava simboliza transformação nas mãos das 296 artesãs que compõem o grupo Cá e Lá. Situadas nos municípios baianos de Entre Rios e Mata de São João, essas mulheres empenham alma e capricho na confecção de carteiras, bolsas, chapéus, porta-moedas, chaveiros, jogos americanos, sousplats  (descanso de prato, tipo jogo americano, só que mais rígido) e o que mais a criatividade sugerir.

O Talentos do Brasil viabilizou a profissionalização do extrativismo que faz parte da cultura da região. “O nosso trabalho aqui é um herança de nossos antepassados. Nós temos o intercâmbio Brasil-Moçambique e a história mostra que as técnicas são usadas há muitos e muitos anos também na África. Nós já éramos uma associação com trabalho vinculado ao Sebrae, mas a visibilidade não era tão forte. O Talentos do Brasil agregou design ao trabalho e a gente começou a dar outras formas ao artesanato”,  conta a artesã Maria Joelma Silva, integrante do grupo.

Nativa da região, a palmeira de piaçava é encontrada em quantidade significativa e atende à demanda comercial das seis associações que integram o Grupo Cá e Lá. A força de trabalho dessas mulheres movimenta a economia local e sustenta famílias inteiras há várias gerações. “Minha avó criou os filhos, minha mãe criou os filhos, eu crio os meus filhos e meus filhos todos trabalham com artesanato. Quem nasce no sul da Bahia já nasce fazendo. Temos no sangue! Em nossa família, todos sabem fazer e quem chega também aprende.” relata a artesã.

A participação em eventos internacionais ressalta a identidade nacional no exterior, incentiva a manutenção das tradições brasileiras e representa novas perspectivas de mercado. “Para  a gente, que já tem um trabalho, que está com tudo em dia, quando participamos de uma feira nacional foi como subir um degrau. Mais uma porta se abriu. Para a gente participar de uma feira nos Estados Unidos é o maior orgulho de nossa vida. Um reconhecimento!”, afirma.

Eu Amo O Brasil

A marca Eu Amo O Brasil é um dos destaque do estande brasileiro na Expo West. Lançada em outubro de 2011 na semana de moda Minas Trend Preview, em Belo Horizonte, a marca foi desenvolvida para atender a demanda da Copa do Mundo Fifa 2014 que ocorrerá no Brasil. A linha consiste em sandálias feitas com 30% de borracha natural da floresta amazônica e camisetas produzidas com algodão orgânico certificado.


Talentos do Brasil

O Programa Talentos do Brasil foi criado em 2005 e é coordenado pelo Departamento de Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A iniciativa tem parcerias importantes, como o Sistema Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), a Caixa Econômica Federal, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o Pacto de Cooperação Brasil e Alemanha Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (Giz), Ministério do Turismo, dos movimentos sociais e dos movimentos sindicais que promovem o intercâmbio eficaz entre artistas e mercado.
Segundo a coordenadora Patricia Mendes, 2012 representa mais um ano de expansão das ações do programa. Estão previstas chamadas de seleção de grupos com portfólio voltado para a sociobiodiversidade brasileira. As datas e os regulamentos serão divulgados a partir da confirmação. Os produtos Talentos do Brasil podem ser adquiridos através da loja virtual. Para mais informações sobre o programa acesse a página do MDA ou escreva para talentosdobrasil@mda.gov.br .

Foto: Divulgação MDA
Mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!