quarta-feira, 28 de março de 2012

Linhas de Crédito Específicas e Terra geram desenvolvimento e autonomia para Jovens do Campo




O Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) já atendeu quase 3.400 jovens do campo através do programa “Nossa Primeira Terra”, programa criado dentro do Programa Nacional de Crédito Fundiário e que viabiliza a permanência do jovem no campo e o desenvolvimento da agricultura. O Programa atende jovens de até 28 anos que não possuam terra, filhos de agricultores e estudantes de Escolas Agrotécnicas que queiram adquirir uma propriedade rural.

A juventude do campo também poderá acessar uma linha de crédito específica para sua realidade, o PRONAF Jovem, que oferece financiamento de até 12 mil reais para jovens de 16 até 29 anos, com 3 anos de carência, juros de 1% ao ano e 10 anos para pagar.

Somado a estes dois instrumentos, o MDA pretende criar uma política de Assistência Técnica e Extensão Rurall (ATER) adaptada as necessidades do jovem, garantindo as ferramentas necessárias para o desenvolvimento rural sustentável e a autonomia econômica do jovem.


Ministério da Educação alinhado ao Desenvolvimento da Agricultura

Na última semana, o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO), que oferece apoio financeiro e técnico na implementação de políticas de educação no campo que valorizem a cultura e o saber tradicionais.


O MDA faz parte da Comissão Nacional de Educação no Campo e irá apoiar as ações do PRONACAMPO que busquem ampliar e qualificar a educação básica e superior, respeitando o saber local de cada região.

Foto: Eduardo Aigner/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!