segunda-feira, 7 de maio de 2012

Coopaflora expõe ervas com certificação orgânica na Apas 2012



A produção agroecológica da Cooperativa de Produtos Agroecológicos, Artesanais e Florestais (Coopaflora) é um dos destaques da 28° Feira de Negócios da Associação Paulista de Supermercados – Feira Apas 2012, que terá a presença do ministro Pepe Vargas na abertura, segunda-feira (07). Os produtos da Coopaflora, certificados pela Ecocert, estarão disponíveis no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) junto com os de outros nove empreendimentos da agricultura familiar brasileira. A maior feira supermercadista do mundo acontece até 10 de maio no ExpoCenter Norte, na capital paulista, e funciona como uma vitrine de negócios.
(...)
A agricultora familiar, Silvia Maria Otuthkevipsek, de 44 anos, viu no cultivo de plantas medicinais uma oportunidade de melhoria econômica. O artesanato era a atividade principal desempenhada pelas mulheres da região e o cultivo de plantas possibilitou o incremento na renda. “Só com crochê não tava dando pra sobreviver”, conta. Na propriedade de dona Sílvia é possível encontrar carqueja, orégano, melissa, hortelã, capim limão e alecrim. “Hoje a gente pode comprar eletrodomésticos, roupa de cama ou o que for necessário quando quisermos. Melhorou bastante com esse trabalho na Coopaflora”, ressalta.

Casada e mãe de duas jovens, de 17 e 25 anos, a agricultora percebeu a possibilidade de manter a família unida por meio do cultivo das plantas. As filhas passam o dia na propriedade ajudando na lavoura. No período da noite, ambas estudam. “Sei que se não tivessem a possibilidade de trabalhar na propriedade minhas filhas também já teriam buscado emprego na cidade”, relata a agricultora.

A Cooperativa desempenha um trabalho educacional com os cooperados e suas famílias, por meio da parceria com o Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort (IAF). Os cursos e oficinas oferecidos têm como objetivo qualificar constantemente o trabalho da comunidade para o aperfeiçoamento, manutenção da atividade na região e preservação do meio ambiente. “A cooperativa não só promove a venda das plantas mas se preocupa em ajudar o produtor a adquirir conhecimento para tornar-se um cidadão”, salienta dona Silvia. Frequentadoras das atividades do IAF, as filhas da produtora pretendem continuar trabalhando com agricultura familiar.

As ervas permitem o plantio ao longo de todo o ano e têm alto poder de comercialização. A engenheira agrônoma Raquel Ivanicska, da EMATER Brazlândia (DF), explica que o cultivo permite um maior aproveitamento das ervas. “Dá pra plantar, geralmente, durante o ano todo. Mesmo em épocas de seca é possível cultivar mantendo a irrigação”, explica Raquel. “Quando ressecadas elas podem ser vendidas por várias semanas consecutivas”, completa a agrônoma.

O trabalho com as plantas medicinais é uma satisfação profissional e pessoal para dona Silvia. “Você consegue cuidar da família, ficar na propriedade, fazer os deveres de mãe e arrumar a casa. Isso que é legal no trabalho”, frisa. Hoje, no cargo de secretária da Coopaflora, a produtora conclui que as plantas proporcionaram uma melhoria significativa na vida dos agricultores familiares do centro do estado. “ Eu gosto muito do meu trabalho. A agricultura familiar é a vida dessas pessoas”, resume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!