quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nead lança publicações no 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais

 
Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: atores e paradigmas em conflito. Esse é o tema da quinta edição do Encontro da Rede de Estudos Rurais, evento que acontece de 3 a 6 de junho na Universidade Federal do Pará, em Belém.
Aproveitando o encontro, o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai lançar três publicações com temáticas relevantes sobre o desenvolvimento e a história do meio rural. O lançamento acontece após a conferência de abertura do 5º Encontro, dia 3 de junho, às 18h30.
O primeiro livro a ser lançado, Retrato da Repressão Política no Campo: Camponeses Torturados, Mortos e Desaparecidos, de autoria de Marta Cioccari e Ana Carneiro, é o resultado de uma parceria entre o MDA e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A obra faz um mapeamento da violência política no campo, em todas as regiões do Brasil, entre os anos de 1962 e 1985. A segunda publicação, Estatísticas do Meio Rural, reúne dados atualizados de diversos gráficos e tabelas já publicadas, além de apresentar novas informações e resultados de pesquisas como o Censo Agropecuário 2006 e o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).
Já o outro livro, que terá destaque na programação do encontro, coloca no centro da discussão organismos geneticamente modificados. Por meio da análise das dimensões agronômica, ecológica, cultural, social e política, a publicação: Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência e Sociedade, amplia o debate do tema abordando a diversidade de análises e pontos de vista de atores sociais sobre os transgênicos.
Com o tema central Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: Atores e Paradigmas em Conflito, o encontro prevê 13 grupos de estudo, sete mesas de debate, duas conferências e o lançamento de livros. Outras informações sobre o 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais podem ser obtidas no site do evento: http://rederural5.wordpress.com/
 
Serviço:
Lançamento dos livros
Retrato da Repressão Política no Campo: Camponeses Torturados, Mortos e Desaparecidos; Estatísticas do Meio Rural e  Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência e Sociedade
Data: 3 de junho
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará - Belém/PA
Horário: 18h30

Fonte: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9793460
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!