segunda-feira, 28 de maio de 2012

Feira de Agricultura Familiar da Amazônia Legal (AGRIFAL) ocorrida no último fim de semana reuniu grandes oportunidades para os pequenos agricultores de 9 Estados da Amazônia Legal


Nos últimos dias 25 a 27 a cidade de Belém (PA) foi sede da primeira Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal, a Agrifal. Evento ocorrido no Hangar e organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), contou com a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Governo do Estado, do Banco do Brasil, Banco da Amazônia (BASA) e representantes dos nove Estados da Amazônia Legal, além do Suriname, país de características amazônicas.
Norteada pelo Tema da segurança alimentar, sociobiodiversidade e desenvolvimento rural sustentável da região composta pelos estados do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins, a feira divulgou o trabalho dos agricultores familiares e pequenos produtores rurais como pescadoras e pescadores artesanais, comunidades quilombolas, indígenas, artesãos, dentre outros, que juntos são responsáveis pelo abastecimento de 70% da alimentação brasileira.
De acordo com a presidente da Emater, Cleide Amorim, a feira é uma grande vitrine de produtos dos pequenos produtores rurais e ao mesmo tempo permite a capacitação do produtor da região.
Representante da embaixada do Suriname no Brasil, Marlon Mohamed-Hoesein, faz a mesma leitura que a presidente da Emater em relação ao evento, “é uma mina de oportunidades para o agricultor familiar”, afirmou o embaixador que demonstrou a intenção de estreitar ainda mais os laços com o Pará, promovendo a integração dos povos da Amazônia.
O agricultor José Bonifácio Ramos da Silva, plantador de Laranjas no município de Capitão Poço no Pará, representou a todos os agricultores do Pará durante a solenidade de abertura e destacou o apoio que a feira presta aos agricultores familiares.
Além de dar visibilidade aos produtos, o evento destacou as possibilidades de novos negócios, intercâmbio de idéias e técnicas, a divulgação das tecnologias disponíveis para a produção no campo e o conhecimento das políticas públicas vigentes, neste ponto teve destaque o Stand do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), organizado e coordenado pela sua Delegacia Federal no Estado do Pará, que prestou informações sobre as políticas públicas para a Agricultura Familiar realizadas em âmbito regional e nacional. Centenas de agricultores de 42 municípios no Pará tiveram acesso às informações sobre os programas do MDA que incentivam e estruturam a Agricultura Familiar.
O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) do MDA, Argileu Martins, realizou palestra sobre Políticas públicas para fortalecimento da agricultura familiar, para cerca de 500 agricultores familiares no sábado, dia 26/05, tratando do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (Confira outras informações sobre as resoluções do Conselho Monetário aqui).
Representando o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, no momento da Solenidade de abertura da Feira, o Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário no Pará, Paulo Cunha, ao convidar o público do Evento para conhecer o Stand do MDA explanou sobre os principais programas do MDA, em especial sobre o funcionamento da Rede Brasil Rural (RBR), do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, das linhas de financiamentos oferecidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – como o Mais Alimentos - das chamadas públicas em execução para os estados da Amazônia Legal, dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) oferecidos, além das ações do MDA no Plano Brasil sem Miséria. Destacou também o atendimento de demandas históricas dos Agricultores e que a disponibilização de créditos do PRONAF saltou de R$ 2,4 bilhões em 2002 para R$ 16 bilhões em 2012!
“Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário é sempre uma satisfação participar de uma Feira como a AGRIFAL, que pretende mostrar e impulsionar a produção da Agricultura Familiar na Amazônia. (...) Hoje, depois de instituídas políticas públicas adequadas, a Agricultura Familiar representa uma força econômica fundamental para a segurança alimentar dos brasileiros e para o desenvolvimento do país”, afirmou o Delegado.

Confira algumas fotos do evento:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!