quinta-feira, 3 de maio de 2012

Talentos do Brasil e Cooperunica levam produtos sustentáveis para a APAS

Mais de 2 mil artesãs da agricultura familiar de 16 estados brasileiros, integrantes do Programa Talentos do Brasil, estarão representadas na 28ª Feira de Negócios da Associação Paulista de Supermercados - Feira Apas 2012, por meio da Cooperativa Nacional Marca Única (Coopeunica). O Programa desenvolvido em 2005 pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) visa promover a geração de emprego e renda e agregar valor à produção de grupos de artesãos rurais. O MDA está presente na APAS 2012 num estande conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A Cooperunica, criada em 2009, para dar apoio jurídico aos integrantes do Talentos do Brasil está entre os nove empreendimentos que vão expor seus produtos, cadastrados na Rede Brasil Rural (RBR), no estande de 102 m², que o MDA ocupará na Feira. No evento, produtores dos dezoito grupos produtivos que compõe a Cooperativa terão a oportunidade de inserir e ampliar a oferta de seus produtos nas redes de varejo.
A coordenadora geral do programa Talentos do Brasil, Patricia Mendes, está otimista. “A expectativa é ampliar as negociações com a rede varejista. A Cooperunica está preparada para atender a demanda dos supermercados, pois além de produtos de qualidade ela possui metodologia que possibilita a implementação de ferramentas gestoras”, afirma.
Durante a feira, a Cooperunica e o Talentos do Brasil vão apresentar ao público sacolas feitas de modo sustentável, as conhecidas ecobags da nova campanha “Eu Amo o Brasil”, que faz alusão ao momento pré copa do mundo que o país vive. Outros produtos como sousplat - descanso de prato semelhante a um jogo americano, só que mais rígido -, porta guardanapos e toalhas bordadas, todos igualmente ecológicos, também estarão expostos.
Palha de palmeiras como o buriti e o tururi, coco e palha de babaçu, cipós, couro de peixe, sementes, sisal, sobras de madeira, bagaço de cana, algodão orgânico, lã de carneiro, crina de cavalo e pedras preciosas. Esses são alguns itens utilizados como matéria-prima pelos associados, oriundos da biodiversidade brasileira, que agregados às  técnicas tradicionais dão vida aos artigos de moda ou utilitários diversos.
Há um movimento crescente na sociedade que se expressa por meio do consumo de produtos sustentáveis, que permitem manter a responsabilidade social e ambiental”, relata o coordenador do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA, Arnoldo Campos, mencionando o fato do artesanato comercializado pela Cooperunica ser produzido com 100% de consciência ambiental.
Desenvolvimento sustentável e geração de renda do Brasil para o Mundo
Os grupos que formam o Talentos do Brasil e Coperunica já tiveram a oportunidade de participar e divulgar seus trabalhos em eventos nacionais e internacionais, como a Feira Nacional da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária (Fenafra), o Salão Nacional do Turismo, o Fashion Business, o só Ethic Paris Prêt-à-Porter e em diversos desfiles de moda. Em março passado, essas riquezas feitas à mão por agricultoras familiares foi levada à maior feira de produtos naturais dos Estados Unidos, a Expo West – Natural Products, em  Anaheim, no estado da Califórnia.
Além disso, por meio de intercâmbio, as artesãs mantêm contato com grupos de outros países, o que possibilita a troca de experiências. “Nós temos o intercâmbio Brasil-Moçambique e a história mostra que a técnica é usada há muitos e muitos anos também na África”, informa Maria Joelma da Silva, artesã e diretora financeira da Cooperunica.
Maria Joelma faz parte do grupo produtivo Cá e Lá, dos municípios baianos de Entre Rios e Mata de São João, onde, pelas mãos de 296 artesãs de seis associações, a palha de piaçava se transforma em carteiras, bolsas, chapéus, porta-moedas, chaveiros, jogos americanos e sousplats.
O programa viabilizou a profissionalização do extrativismo que faz parte da cultura da região, gerou renda e agregou valor ao trabalho manual sustentável. "Quando participamos da feira Mãos de Minas, foi ótimo. Participar de uma feira nacional foi como  subir mais um degrau. Mas participar de uma feira nos Estados Unidos foi o maior orgulho de nossa vida”, comemora.
Talentos do Brasil
O programa Talentos do Brasil, criado em 2005, é coordenado pelo Departamento de Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A iniciativa tem parcerias importantes, como o Sistema Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), a Caixa Econômica Federal, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o Pacto de Cooperação Brasil e Alemanha Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (Giz), Ministério do Turismo, dos movimentos sociais e dos movimentos sindicais que promovem o intercâmbio eficaz entre artistas e mercado.
Segundo a coordenadora Patricia Mendes, 2012 representa mais um ano de expansão das ações do programa. Estão previstas chamadas de seleção de grupos com portfólio voltado para a sociobiodiversidade brasileira. As datas e os regulamentos serão divulgados a partir da confirmação. Os produtos do Talentos do Brasil podem ser adquiridos por meio da loja virtual do programa. Para mais informações  acesse a página do MDA ou escreva para talentosdobrasil@mda.gov.br 
 
Foto: Arquivo MDA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!