quinta-feira, 3 de maio de 2012

MDA marca presença na abertura da Agrishow



"Com a presença do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que instalou um estande de 1,5 mil metros quadrados para expor o Pronaf Mais Alimentos e a plataforma digital Rede Brasil Rural, foi aberta nesta segunda (30), em Ribeirão Preto (SP), a 19ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A abertura do evento contou com a participação do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Laudemir Müller, representando o ministro Pepe Vargas.
“A Agrishow é uma grande vitrine de tecnologia e de inovação para a agricultura. Na agricultura familiar também nós precisamos inovar, precisamos aumentar a produção, melhorar a produtividade e diminuir a penosidade no trabalho. Por isso o MDA e a agricultura familiar passam a estar presentes aqui na Agrishow”, afirmou o secretário. A importância da Agrishow pode ser comprovada com números. A feira é hoje a maior do setor na América Latina e a terceira do mundo: até seu encerramento, na sexta-feira (4), são esperados 150 mil visitantes

Laudemir Müller informa que o ministério leva ao evento, pelo terceiro ano consecutivo, o programa Mais Alimentos. A linha de crédito, que integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), visa financiar a compra de máquinas e equipamentos pelos agricultores familiares. O objetivo é aumentar a produtividade, elevando assim a renda das famílias no campo. “Disponibilizamos tecnologias para aumentar a produção da agricultura familiar, produzir mais alimentos, melhorar a vida do nosso povo no meio rural e com isso construir mais renda na agricultura familiar e ter mais alimentos para o nosso país continuar crescendo com estabilidade”, apontou Müller. 

Além do Mais Alimentos, o secretário destacou a importância de levar a Rede Brasil Rural para a Agrishow. A ferramenta virtual, que busca estreitar os laços do agricultor familiar com seus fornecedores e clientes, foi lançada pelo MDA no ano passado, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Com a Rede, o agricultor conta com um espaço de exposição, onde clientes podem visualizar os produtos e realizar encomendas. “Nós estamos num momento no Brasil e na agricultura familiar em que nós temos que produzir e também comercializar, porque com a comercialização é que de fato a gente melhora a renda do agricultor familiar”, afirmou o secretário.

A abertura oficial da feira contou ainda com a participação dos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do Esporte, Aldo Rebelo, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de senadores e deputados federais e estaduais por São Paulo.

As autoridades discursaram após uma divertida apresentação do ator, apresentador, cantor e compositor Rolando Boldrin, que contou piadas e entoou canções exaltando o valor da terra para o país. A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto também se apresentou, entretendo a plateia enquanto o evento não começava, devido ao atraso provocado pelas fortes chuvas que atingem Ribeirão Preto.
Mendes Ribeiro destacou a importância de Ribeirão Preto para toda a agricultura nacional. “Estamos na capital do açúcar, do etanol e do café”, disse o ministro da Agricultura, Pecuária a Abastecimento. O ministro destacou a diversificação de cultura como um dos grandes motivos para o desenvolvimento econômico e social da região. Já o governador paulista lembrou a importância dos agricultores para a economia de São Paulo e do país. “Os produtores fazem do Brasil o grande celeiro do mundo”, afirmou Alckmin.

Responsável pela abertura e encerramento do evento, o presidente da Agrishow 2012, Maurílio Biagi Filho, destacou o potencial de crescimento da agropecuária nacional. “Produzimos hoje 150 milhões de toneladas de grãos, mas temos potencial para produzir o dobro, triplo até o quíntuplo disso”, afirmou.

Fonte e mais informações em: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9624981
 Foto: David Alves / MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue interagindo!